Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

A espera acabou: KTM apresenta motores de dois tempos com injeção eletrônica

Lucas Carioli 16 de maio de 2017


A KTM apresentou hoje (16) a sua linha enduro para 2018 com os novíssimos e aguardados motores de 2 tempos com injeção eletrônica. Os modelos 250 EXC TPI e 300 EXC TPI prometem revolucionar o mercado.

ktm-2-stroke-fuel-injection-2018-capa-2
Novo motor contém uma ECU inteligente que dispensa a pré-mistura. (Fotos: KTM/Divulgação)

Os motores trazem como grande diferencial o sistema de injeção eletrônica, batizado de TPI (Injeção de Transferência de Porta). De acordo com a marca austríaca, isso significa que os bicos injetores duplos disparam diretamente para a porta de transferência, um método que suaviza a entrega de potência e reduz drasticamente o consumo.

Isso também significa que nesses motores não há necessidade da famosa “pré-mistura” de combustível, assim como também não há necessidade de mudar o jato para diferentes objetivos. A ECU contém sensores que se auto regulam e determinam o tempo de ignição perfeito e a injeção mais correta possível.

Além da parte eletrônica, a KTM também alternou o cilindro, caixa de filtro de ar, bomba de óleo, tanque de combustível e o próprio quadro para abrigar a tampa do reservatório de óleo e a mangueira para o tanque de óleo, que passa por dentro do quadro.

ktm-2-stroke-fuel-injection-2018-capa-1
Tecnologia pode marcar um ressurgimento dos motores de dois tempos.

“É um momento de muito orgulho para nós desvendar as primeiras motos de 2 tempos com  injeção eletrônica de série do mundo“, disse Joachim Sauer, gerente de produto da KTM. “Estamos comprometidos em desenvolver essa tecnologia revolucionária e nossa meta era criar uma moto que não fosse complexa, mas simples como uma carburada e com todos os benefícios da injeção de combustível“, explicou.

Sinônimo de desempenho e fácil manutenção nas décadas de 60 a 80, os motores de dois tempos foram gradualmente perdendo espaço para os de 4 tempos, a medida em que a tecnologia avançava. Na virada do século, vários países proibiram a sua comercialização urbana devido à seu alto índice de poluição.

Considerados “mortos” por um tempo, os motores de dois tempos ganharam uma sobrevida no off-road, onde pilotos de motocross continuram apreciando seu alto torque e engenharia simples. A expectativa é de que a KTM agora faça modelos urbanos com essa tecnologia.

Os modelos 250 EXC TPI e 300 EXC TPI estarão disponíveis nas concessionárias europeias a partir de junho. Os preços ainda não foram revelados e a KTM afirmou que irá divulgá-los em uma próxima ocasião.


Tags: Enduro KTM Notícias Off-Road

Post navigation

Previous Pedestres impedem (de novo) roubo de moto na Inglaterra
Next Yamaha lança scooter “Glorious 155” no Vietnã

Leia também

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026
  • Notícias

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026

7 de outubro de 2025
Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve
  • Notícias

Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve

3 de outubro de 2025
Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029
  • Notícias

Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029

3 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.