Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

A espera acabou: KTM apresenta motores de dois tempos com injeção eletrônica

Lucas Carioli 16 de maio de 2017


A KTM apresentou hoje (16) a sua linha enduro para 2018 com os novíssimos e aguardados motores de 2 tempos com injeção eletrônica. Os modelos 250 EXC TPI e 300 EXC TPI prometem revolucionar o mercado.

ktm-2-stroke-fuel-injection-2018-capa-2
Novo motor contém uma ECU inteligente que dispensa a pré-mistura. (Fotos: KTM/Divulgação)

Os motores trazem como grande diferencial o sistema de injeção eletrônica, batizado de TPI (Injeção de Transferência de Porta). De acordo com a marca austríaca, isso significa que os bicos injetores duplos disparam diretamente para a porta de transferência, um método que suaviza a entrega de potência e reduz drasticamente o consumo.

Isso também significa que nesses motores não há necessidade da famosa “pré-mistura” de combustível, assim como também não há necessidade de mudar o jato para diferentes objetivos. A ECU contém sensores que se auto regulam e determinam o tempo de ignição perfeito e a injeção mais correta possível.

Além da parte eletrônica, a KTM também alternou o cilindro, caixa de filtro de ar, bomba de óleo, tanque de combustível e o próprio quadro para abrigar a tampa do reservatório de óleo e a mangueira para o tanque de óleo, que passa por dentro do quadro.

ktm-2-stroke-fuel-injection-2018-capa-1
Tecnologia pode marcar um ressurgimento dos motores de dois tempos.

“É um momento de muito orgulho para nós desvendar as primeiras motos de 2 tempos com  injeção eletrônica de série do mundo“, disse Joachim Sauer, gerente de produto da KTM. “Estamos comprometidos em desenvolver essa tecnologia revolucionária e nossa meta era criar uma moto que não fosse complexa, mas simples como uma carburada e com todos os benefícios da injeção de combustível“, explicou.

Sinônimo de desempenho e fácil manutenção nas décadas de 60 a 80, os motores de dois tempos foram gradualmente perdendo espaço para os de 4 tempos, a medida em que a tecnologia avançava. Na virada do século, vários países proibiram a sua comercialização urbana devido à seu alto índice de poluição.

Considerados “mortos” por um tempo, os motores de dois tempos ganharam uma sobrevida no off-road, onde pilotos de motocross continuram apreciando seu alto torque e engenharia simples. A expectativa é de que a KTM agora faça modelos urbanos com essa tecnologia.

Os modelos 250 EXC TPI e 300 EXC TPI estarão disponíveis nas concessionárias europeias a partir de junho. Os preços ainda não foram revelados e a KTM afirmou que irá divulgá-los em uma próxima ocasião.


Tags: Enduro KTM Notícias Off-Road

Post navigation

Previous Pedestres impedem (de novo) roubo de moto na Inglaterra
Next Yamaha lança scooter “Glorious 155” no Vietnã

Leia também

Concessionária Kawasaki em Curitiba tem nova sede
  • Notícias

Concessionária Kawasaki em Curitiba tem nova sede

21 de novembro de 2025
Kawasaki revela todos os detalhes da nova KLE 500
  • Notícias

Kawasaki revela todos os detalhes da nova KLE 500

20 de novembro de 2025
Bajaj Auto torna-se oficialmente proprietária da KTM
  • Notícias

Bajaj Auto torna-se oficialmente proprietária da KTM

19 de novembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.