Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Conceitos e Customizações

Empresa francesa está desenvolvendo moto com motor rotativo híbrido

Lucas Carioli 5 de maio de 2017


A Furion Motorcycles, uma empresa artesanal francesa anunciou hoje (5) que está trabalhando na “Furion M1”, uma motocicleta com dois motores, um rotativo e outro elétrico, que combinados podem atingir quase 200 cv de potencia.

furion-m1-concept-2017-capaA motocicleta de estilo naked é alimentada pelo que eles chamam de um “cruzamento exótico” de um motor rotativo com dois rotores de 654cc, que podem funcionar em conjunto com um propulsor elétrico de 130 cv e 40 kw.

O motor rotativo não é uma ideia nova. Inventado por Felix Wankel nos anos 1920, eles dispensam os pistões convencionais por um rotor em forma de triângulo garantindo maior suavidade de funcionamento com desempenho superior. Essa, no entanto, é a primeira vez conhecida que o vemos em combinação com propulsores elétricos.

furion-m1-concept-2017-13
Como funciona a Furion M1.

Esses dois motores da Furion M1 são alojados em um quadro de treliça de aço e alimentado por baterias de lítio. O peso do conjunto ficou mais do que aceitável: apenas 195 kg, praticamente o mesmo de uma superbike convencional.

O objetivo da Furion Motorcycles com esse projeto é unir desempenho e economia no mesmo pacote. A potência e o consumo dependerão dos modos de pilotagem: “longo alcance” para a melhor economia de combustível, ou “modo desportivo”, com os dois motores trabalhando em conjunto para gerar por volta dos 185 cv.

Dessa forma, a Furion afirma que o modelo vai ser capaz de oferecer alto desempenho com um consumo recorde: pelo menos 400 quilômetros de autonomia, em um tanque de combustível com capacidade para apenas 16 litros.

Seu estilo geral é o mais próximo possível de uma motocicleta convencional chegando a lembrar a Kawasaki Z1000. O modelo possui bengalas invertidas de 43 mm, amortecedor traseiro regulável e pinças de freio com quatro pistões.

Os mentores da Furion Motorcycles, o designer Marc Evenisse e consultor Adrien Chareyre garantem que a M1 oferece “uma introdução séria para a moto de amanhã“. O modelo ainda está na fase de conceito, de modo que uma data de lançamento ainda é incerta.


Tags: Conceitos e Customizações Furion M1 Furion Motorcycles Motor rotativo

Post navigation

Previous Visitantes poderão se aventurar em saltos de tirolesa durante o Motorcycle Rock Limeira
Next Triumph Service: evento em prol da segurança incluirá descontos de até 40%

Leia também

EICMA 2025: MV Agusta apresenta motor de cinco cilindros capaz de chegar a 240 cv
  • Conceitos e Customizações

EICMA 2025: MV Agusta apresenta motor de cinco cilindros capaz de chegar a 240 cv

6 de novembro de 2025
EICMA 2025: Honda apresenta conceito com motor V3 de 900cc e compressor elétrico
  • Conceitos e Customizações

EICMA 2025: Honda apresenta conceito com motor V3 de 900cc e compressor elétrico

5 de novembro de 2025
Yamaha apresenta conceito de moto elétrica no Japão
  • Conceitos e Customizações

Yamaha apresenta conceito de moto elétrica no Japão

9 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.