A Aprilia RS-GP utilizada por Aleix Espargaró na temporada 2020 de MotoGP vai ser leiloada na Inglaterra no início do próximo ano. A informação foi compartilhada pelo próprio piloto.

O modelo 2020 da RS-GP marca um ponto de virada para a equipe Aprilia na MotoGP. A moto passou por uma reformulação significativa em relação à sua versão anterior, com um novo motor V4 de 90 graus (como a Ducati), envolto por uma aerodinâmica bem mais trabalhada, chassi e outros componentes revistos.
Idealizada com os conselhos de Andrea Iannone (que acabaria por nunca pilotar a moto devido à sua punição por doping pela FIM) e desenvolvida por Espargaró, a RS-GP começou a melhorar progressivamente desde então, embora os resultados de 2020 tenham sido modestos: oitavo lugar como melhor resultado e 17ª posição no campeonato.
Espargaró continuou refinando a motocicleta até conquistar três vitórias e cinco pole positions, garantindo a quarta posição no campeonto de 2022, o seu melhor ano na MotoGP. Não é por acaso que ao final da temporada, a Aprilia tenha lhe presenteado com esta RS-GP de 2020.
A moto encontra-se em estado totalmente original, como se tivesse acabado de sair da pista, e ostenta um sistema de escape Akrapovič, suspensão Öhlins de competição, discos dianteiros de carbono e carenagem completa em fibra de carbono. Acompanha a documentação original da Aprilia e as notas de entrega.
A máquina será vendida através de um leilão realizado pela Iconic Auctioneers na Inglaterra, de 20 a 22 de fevereiro de 2026. A casa já é conhecida por leiloar modelos raríssimos e valorizados. De acordo com Mark Bryan, gerente da Iconic Auctioneers, Espargaró o procurou diretamente, o que é incomum.
“Ele me contatou diretamente. Normalmente, vendo motos de colecionadores; esta é a primeira vez que vendo uma moto diretamente do próprio piloto”, disse Bryan. “Ela ainda possui o gerenciamento eletrônico Magneti Marelli original, o que não é de praxe. Normalmente, eles removem essas peças”, revela.
Trata-se de uma oportunidade de ouro de adquirir uma máquina de MotoGP relativamente recente e com grande histórico, que só tende a se valorizar com o tempo. E não é só isso: A moto está sendo vendida com o conjunto de macacão, botas, luvas e capacete que Espargaró usou durante aquela temporada.




