Dois anos (!!) após ser apresentada, a nova Buell Super Cruiser começou a ser entregue aos primeiros clientes nos Estados Unidos. Muitos já estavam duvidando de que isso fosse realmente acontecer.

Fundada em 1983, a Buell se destacou mundialmente com suas motos impulsionadas por motores Harley-Davidson, mas que iam exatamente no sentido oposto, ou seja, eram leves, ágeis e com tecnologia de vanguarda. Até a Harley gostou da ideia, tanto que comprou a empresa em 1993.
A Buell ficou sob as asas da Harley-Davidson até 2009. Seu fundador Erik Buell tentou prosseguir com um novo CNPJ (a EBR) e financiamento da Hero indiana, mas isso não foi muito longe. Desde o final da década passada, os direitos da marca Buell pertencem a um grupo de investimentos que prometeu ressuscitar as motos.
A volta da Buell foi anunciada em 2021 com planos de disponibilizar uma cruiser, uma trilheira, uma roadster e uma custom, todas com o mesmo motor V-twin de 1190cc lá dos tempos de Eric Buell. Alguns gráficos foram publicados, algumas demonstrações públicas foram feitas, mas a esperada produção em série nunca havia sido vista. Até agora.
Após intensos testes e projetos de engenharia, a Super Cruiser recebeu as aprovações ambientais da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) e da CARB (Conselho de Emissões de Poluentes da Califórnia), o que abre caminho para a produção e entrega aos primeiros clientes nos EUA.

Eles também mostraram algumas fotos da Super Cruiser sendo montada praticamente de forma artesanal em uma fábrica em Grand Rapids, no estado de Michigan. Eles ainda disseram que a nova Buell opta por utilizar componentes periféricos provenientes apenas dos Estados Unidos.
A distribuição será feita diretamente aos clientes ou através de uma rede de centros de serviço premium. Essa rede atualmente conta com mais de 80 unidades nos EUA e a previsão é de que chegue a 120 até 2026. Com essa rede, a Buell visa garantir cobertura nacional e confiança entre os motociclistas.
“Agora os clientes podem começar sua própria jornada com a Super Cruiser”, disse o CEO da Buell, Bill Melvin. “Com a produção em andamento e a infraestrutura de serviços em expansão, a Buell marca uma nova fase em que a engenharia e a paixão americanas voltam a ocupar o centro das atenções.”
A aprovação para as leis ambientais americanas não significa, contudo, que a homologação Euro 5+ também será concedida na Europa. A UE e os EUA utilizam sistemas independentes para homologação e certificação. A aprovação nos EUA não garante automaticamente o reconhecimento na Europa e em outras partes do mundo, como a Índia e o Japão.
