Surgiram na China fotos de uma motocicleta chamada KTM 450 RC que, ao que tudo indica, reacende a parceria dos austríacos com a CFMoto, pois é totalmente derivada de um modelo deles, a CFMoto 450 SR-S.

Estabelecida em 2013, a parceria entre a KTM e a CFMoto permitiu a montagem de alguns modelos austríacos, como as séries 790 e 890, nas fábricas dos chineses e a sua respectiva venda no importantíssimo mercado asiático. Mas desde a venda da marca para a Bajaj Auto, em meados desse ano, as operações estavam paralisadas.
Aparentemente, eles decidiram continuar e a nova KTM 450 RC teve o seu registro oficial feito junto às autoridades chinesas. Trata-se de um modelo esportivo totalmente carenado com o design inspirado na KTM 990 RC R, lançada em 2025, inclusive com aletas aerodinâmicas na dianteira.
Mas a parte mecânica é totalmente derivada da CFMoto 450 SR-S, o que inclui o motor de dois cilindros em linha que rende aproximadamente 56 cv, o suficiente para levá-la a quase 200 km/h. O quadro e a balança de alumínio também são os mesmos, resultando em um peso total bastante baixo: 171 kg.

A KTM 450 RC utiliza as mesmas medidas de pneus da CFMoto 450 SR, 110/70-17 na dianteira e 150/60-17 na traseira. Mas, os garfos invertidos e o amortecedor vem da WP, subsidiária da KTM, enquanto os componentes de freio provavelmente são da Bybre, segunda linha Brembo.
O plano provavelmente é disponibilizar a 450 RC como um modelo premium na Ásia e um modelo acessível na Europa. Se o modelo esportivo de 450 cc chegar ao ocidente, provavelmente terá sua potência limitada a um máximo de 48 cv para a categoria de habilitação A2 europeia.
Presumivelmente fabricada inteiramente na China pela CFMoto, a KTM 450 RC deverá ser apresentada no mercado chinês em algum momento de 2026. A data exata de lançamento e o preço ainda não foram divulgados. Outros modelos com a mesma plataforma devem vir na sequênci, como uma naked e uma aventureira.
