A Honda do Brasil confirmou hoje (24) a chegada da Transalp 750 às concessionárias brasileiras a partir de dezembro. A famosa adventure média da marca foi completamente atualizada no exterior há dois anos e volta ao mercado nacional depois de uma década de ausência.

Os fãs de enduro e do estilo adventure conhecem bem o nome Transalp. Desde 1986 batiza as trail média da Honda, embora suas primeiras gerações só tenham aparecido aqui em matérias de revistas. O público brasileiro só foi conhecê-la pessoalmente em 2012, quando já estava em fim de carreira.
Mas no fim de 2022, a Honda resolveu ressuscitar o nome Transalp, aproveitando-se do próprio legado, como outras fabricantes já vinham fazendo. Da velha Transalp só restou o nome. Um novo motor e um novo quadro, desenhados completamente do zero, foram desevolvidos para o modelo.
Apresentada no Salão de Milão de 2022, a nova Transalp é impulsionada por um motor de dois cilindros em linha com ordem de ignição à 270º, o mesmo da Hornet 750. Aqui no Brasil ele vai entregar 69,3 cv de potência máxima e 7,04 kgf.m de torque máximo. A Honda não informou a que rotação isso é atingido.
O quadro é uma estrutura do tipo diamond de aço que pesa 18,3 kg, ou seja, 10% menos do que o chassi da CB500X, segundo eles informam. Os garfos dianteiros são Showa de 43 mm tem 200 mm de curso, com ajuste no rebote, enquanto que o amortecedor traseiro tem 190 mm de viagem, também regulavel sem a necessidade de chaves específicas.
As rodas raiadas são tipicamente enduro, de 21 e 18 polegadas respectivamente, com pneus Metzeler Karoo Street ou Dunlop Mixtour. Os discos de freio dianteiros têm 310 mm de diâmetro com pinças de pistão duplo montadas axialmente com ABS. A pesa 208 kg em ordem de marcha, com todos os fluídos, incluindo 16,9 litros de combustível.
Desenvolvida para ser uma opção mais leve e ágil que a África Twin 1100, a Transalp 750 aceita bem incursões pela terra com seus 212 mm de distância em relação ao solo, embora não seja tão radical quanto a Yamaha Ténéré 700. Mesmo que seja mais acessível, ainda é preciso ter pernas para tocar no chão, já que o assento está a 855 mm de altura.
O parabrisa feito de Durabio (material sustentável e de alta transparência) se une à carenagem superior e dispõe de um duto de admissão central para reduzir a pressão do ar no capacete. Atrás dele você encontra um painel TFT de cinco polegadas onde você controla quatro modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain e Gravel, com um modo customizavel pelo usuário.
A moto também conta com um antiwheelie (que impede o levantamento da roda dianteira) e o obrigatório sistema de ABS. Ambos podem ser desligados para uma pilotagem com maior desenvoltura na terra. O painel pode ser pareado com o smartphone e há uma entrada USB para plugar mais dispositivos, como um GPS.
A Transalp 750 chega à rede de concessionárias brasileiras em dezembro a partir de R$ 65.545,00 (preço base em São Paulo-SP, sem desepesas de frete e seguro para outras regiões). São apenas duas opções de cores, branco perolizado e preto metálico. Uma linha de acessórios de fábrica também será disponibilizada.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance, um serviço gratuito por todo o período da garantia do produto que abrange Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.






