A Kawasaki está lançando na Europa o modelo 2026 da Z900 RS, que agora está ligeiramente mais potente do que o anterior graças a uma revisão interna e outras pequenas melhorias.

As mudanças foram feitas para enquadrar a motocicleta às leis de emissões do Euro5+, que passam a ser obrigatórias no território europeu a partir de 2026. Mas ao invés de perder potência, a Z900 RS passou de 111 cv a 8.500 rpm para 116 cv a 9.300 rotações.
O torque máximo permaneceu praticamente inalterado em 98 Nm, mas agora é atingido a 7.700 rpm, enquanto que antes o pico de 98,5 Nm aparecia a 6.500 giros. Isso se deve a perfis de comando de válvulas mais agressivos e a uma taxa de compressão aumentada de 10,8:1 para 11,8:1.
Além disso, a coroa ganhou um dente, passando a ter 43 dentes, o que reduziu ligeiramente a relação de transmissão geral e melhora a aceleração no câmbio de seis marchas. A redução de aproximadamente 10% na massa do volante também contribui para a resposta mais ágil do motor.
Mas o visual clássico e agradável da Z900 RS felizmente não foi mexido. As únicas mudanças menores e mais visíveis estão no sistema de exaustão, que também precisou ser reajustado para atender aos padrões de emissões. Os fãs notarão pequenas diferenças tanto nos coletores quanto no escapamento 4 em 1.
No mais, a Z900 RS recebeu válvulas de admissão controladas eletronicamente, o que habilitou a motocicleta a ter um controle de cruzeiro e um quickshifter. O controle de tração e o ABS são sensíveis ao ângulo de inclinação e o painel de mostradores analógicos conta com conectividade para smartphone, embora bem escondida.
Manoplas com aquecimento e uma entrada USB também estão disponíveis como opcionais, assim como um banco mais baixo (810 mm de altura) e um cavalete central. O novo peso de fábrica é de 216 kg, 1 kg a mais que antes, com o tanque de combustível de 17 litros cheio.
A motocicleta será oferecida em duas versões: Z900 RS e Z900 RS SE, esta com a entrada USB de série, pinças Brembo, com mangueiras de freio em aço trançado, e suspensão Öhlins, com garfos dourados e amortecedor regulável. Elas chegam aos concessionários europeus em dezembro.







