A Triumph apresentou hoje (28) na Europa a nova Trident 800, roadster urbana com a mesma proposta acessível de sua irmã menor de 660cc, aqui porém com o mesmo motor da Tiger Sport 800.

Esse motor é um três cilindros em linha de 798 cm³ que na Trident 800 está rendendo, de acordo com a Triumph, 113 cv a 10.750 rpm e 8,5 kgf.m de torque máximo a 8.500 rpm. Ou seja, um pouco mais vigoroso que os 81 cv e 6,52 kgf.m da Trident 660 disponível até então.
O chassi, no entanto, é totalmente novo, embora os detalhes ainda não estejam claros. A suspensão é feita por garfos Showa de 41 mm com tubos de função separada, combinados com um amortecedor traseiro monoamortecedor ajustável tanto para pré-carga quanto para amortecimento de retorno.
Cuidando da frenagem, estão duas pinças de quatro pistões da marca Triumph montadas radialmente, com uma pinça de pistão único na traseira. Totalmente abastecida e pronta para rodar, a Trident 800 pesa 196 kg – novamente pouco acima dos 188 kg da Trident 660. A altura do assento é a mesma, 810 mm.
Graças ao uso de uma centralina eletrônica de seis eixos, a Trident 800 conta com ABS e controle de tração sensíveis em curvas, quickshifter bidirecional e três modos de pilotagem – Road, Sport e Rain – apoiados por controle de cruzeiro e piscas que desligam automaticamente, tudo de série.

Você visualiza tudo através de um painel de LCD/TFT, com conectividade Bluetooth via aplicativo da Triumph para navegação, chamadas telefonicas e música. Na parte frontal há um pequeno para-brisa, também de série, para os clientes que desejam um pouco mais de brilho.
Todos os modelos vêm com rodas douradas e há três opções de cores: Cinza Ash com detalhes em Vermelho Diablo, Vermelho Carnival com detalhes em Grafite e Preto Jet. O catálogo de opcionais inclui um silenciador Akrapovič, com revestimento em titânio e um protetor de fibra de carbono.
“A incrível popularidade da Trident 660 e da Street Triple 765 RS nos mostrou o quanto os motociclistas deste segmento valorizam uma pilotagem emocionante e inspiradora de confiança, repleta de personalidade e tecnologia. Com o lançamento da Trident 800, pegamos essa fórmula vencedora e aprimoramos, oferecendo ainda mais capacidade e emoção voltadas para a estrada”, disse o diretor de produtos da Triumph, Steve Sargent.
Com a Trident 800, a Triumph pretende preencher a lacuna que se abriu entre a acessível Trident 660 e a Street Triple 765 RS, que ficou cada vez mais sofisticada (e cara) com o passar dos anos. O novo modelo chega para brigar principalmente com Yamaha MT-09 e Kawasaki Z900.
E, assim como com a Trident 660, a Triumph pretende atacar no preço. A motocicleta chega aos concessionários europeus em abril de 2026 por cerca de 9.500 euros, enquanto que a MT-09 custa, em média, € 11.000 e a Z900 aproximadamente € 10.000.






