O GP da Malásia de Moto3 nem havia começado quando um grande acidente aconteceu na volta de apresentação com Jose Antonio Rueda e Noah Dettwiler. As primeiras informações dão conta que o piloto suíço teve uma parada cardiáca e luta pela vida.

Dettwiler, de 20 anos, foi atingido com extrema violência por trás durante a volta de aquecimento, alegadamente porque estava com problemas técnicos em sua KTM, movendo-se mais lento do que o normal na linha rápida da pista. A largada foi imediatamente abortada.
Após um longo atendimento inicial pela equipe médica ainda na pista, ambos os pilotos foram levados de helicóptero para um hospital em Kuala Lumpur. Rueda sofreu um traumatismo cerebral, trauma torácico e uma fratura na mão. Ele será submetido a uma cirurgia, mas está consciente.
A situação de Dettwiler é mais séria. O piloto suíço teve várias paradas cardíacas, uma concussão e uma perda significativa de sangue na pista. Além de uma fratura exposta na perna, seu baço e pulmões também foram danificados. De acordo com sua equipe, ele será submetido “a várias cirurgias” nas próximas horas.
Os organizadores encurtaram a corrida da Moto3 para dez voltas e adiaram a largada da Moto2 para depois da MotoGP, que prosseguiu conforme o planejado. Mas o acidente definitivamente baixou o astral do evento e foi o principal assunto das corridas seguintes.
Lembrando que o GP da Malásia em Sepang já viveu um drama semelhante em 24 de outubro de 2011, quando Marco Simoncelli perdeu o controle de sua moto na segunda volta da corrida de MotoGP e foi atingido por Valentino Rossi e Colin Edwards. O promissor piloto italiano veio a óbito logo em seguida.
O acidente entre Rueda e Dettwiler também tem uma dinâmica parecida com aquele sofrido por Marc Márquez e Ratthapark Wilairot durante os treinos livres para o GP da Austrália de Moto2 em 2011. O espanhol acertou o tailandês em cheio por trás e por muito pouco os dois pilotos não tiveram lesões permanentes.
Nos últimos anos, as fatalidades do Mundial se concentraram na categoria inicial, a Moto3. O acidente reacendeu a discussão sobre a maturidade dos pilotos: “Por que Noah estava pilotando na linha de corrida com um defeito? Por que Rueda não está olhando para frente na volta de reconhecimento?” indagou o ex-piloto Alex Hoffmann, hoje comentarista da ServusTV.
