A Ducati apresentou hoje (23) em sua World Premiere, uma Panigale V4R totalmente revista para 2026. A versão de homologação para o WorldSBK está com um novo braço oscilante, algumas mudanças estéticas e potência para chegar aos 330 km/h.

Novos dutos de admissão projetados em torno de injetores de combustível reposicionados sob o acelerador são combinados com pistões mais leves, novas bielas jateadas e cames de escape revisados, além de trombetas de escape e admissão redesenhadas, o que significa que a curva de potência está mais ampla.
O resultado são 231,8 cv de potência máxima, que pode aumentar para 235,7 cv com o escapamento de titânio fornecido pela Akapovic ou para 240 cv a 16.500 (!!) em combinação com o óleo Shell Advance, especificação própria da Ducati, resultando em uma velocidade máxima de 330,9 km/h.
Também foi introduzida uma nova caixa de câmbio de competição que coloca o ponto morto abaixo da primeira marcha, em vez de entre a primeira e a segunda, eliminando a chance de atingir acidentalmente o ponto morto ao reduzir as marchas em curvas de primeira marcha.
Assim como nas motos de corrida da Ducati, o ponto morto fica bloqueado até que você opere uma alavanca no guidão direito, o que desengata um batente mecânico que impede que ele seja selecionado. A inovação permite um ganho de muitos décimos de segundo por volta, além de suavizar a troca entre as marchas mais baixas.
Assim como já havia acontecido com a Panigale V4S, o braço oscilante de apenas um lado desapareceu, substituído por um de dois lados 37% menos rígido que o antigo e 3,27 kg mais leve, o que ajuda a levar a moto a um peso total de apenas 186,5 kg. O quadro monocoque também é 40% menos rígido.

As suspensões são todas Öhlins com garfos NPX25/30 de 43 mm na dianteira e um amortecedor TTX36 na traseira. O amortecedor de direção é novo. Os discos de freio de 330 mm com pinças Brembo Hypure podem ser opcionalmente atualizados para versões de 338,5 mm e pinças GP4 de competição.
Assim como as motos de MotoGP a nova Panigale V4 R dá ainda mais ênfase à aerodinâmica adicionando sidepods de curvas, semelhantes à Desmosedici de 2021. Elas adicionam downforce quando a moto é inclinada para o lado, mas não prejudicam o desempenho em linha reta.
A eletrônica sempre foi um ponto alto nas Ducatis, e a Panigale V4 R não é exceção, adicionando o software ‘Ducati Vehicle Observer’, que simula a entrada de 70 sensores nos sistemas de controle de tração em curvas, controle de largada, controle de deslizamento, controle de wheelie e controle de freio motor.
Ela vem com cinco modos de pilotagem ajustáveis, quatro modos de potência, ABS em curvas e uma novidade, o “Race Brake Control” que permite adicionar automaticamente um pouco de freio traseiro quando você aciona os dianteiros. Portanto, o freio motor foi ajustado com ainda mais precisão.
A Ducati Panigale V4R 2026 chegará às concessionárias europeias em novembro de 2025. A distribuição em outros países, começando pelos Estados Unidos, começará no mês seguinte. Absurdamente cara (44 mil euros) e de tiragem apenas para atender às regras do WorldSBK, é pouco provável que a vejamos no Brasil.





