Uma Honda Rebel 300 está exposta no Capital Moto Week, um dos maiores eventos de moto da atualidade, em Brasília. Será que a marca japonesa vai trazê-la para cá?

Lançada em 1985, a série Rebel é uma linha de custons acessíveis que foi a porta de entrada para muita gente no motociclismo na América do Norte e Europa. A geração atual chegou em 2016 e conta com três modelos, de 300cc, 500cc e 1100cc.
Como você deve imaginar, esses modelos utilizam os mesmos motores da CB 300 Twister, CB 500F e CFR 1100 Africa Twin (embora o motor da Twister seja outro monocilíndrico, de 286 cm³, arrefecido a líquido e com câmbio de seis marchas).
A Honda do Brasil não confirma a vinda da Rebel 300 ao país. Mas, sem dúvida, a sua presença no Capital Moto Week serve para avaliar a sua resposta e aprovação entre o público. Eles já fizeram isso ano passado com dois conceitos retrô e a mesma mecânica da Twister 300.

Faz tempo que a Honda não oferece uma custom acessível no mercado brasileiro. A última foi a Shadow 750, que teve uma longa e bem conceituada carreira por aqui até ser descontinuada em meados dos anos 2010. Agora, apenas a grande e cara Gold Wing 1800 se aproxima desse segmento.
Com a Rebel 300, a Honda do Brasil finalmente teria um produto para concorrer com as Royal Enfield Classic 350 e Meteor 350, de conceito muito parecido e que correm soltas no segmento retrô/custom brasileiro. A fabricante anglo indiana cresce a olhos vistos e a Honda está de olho.
Mais para cima, a Rebel 500 também teria disputa garantida com a Kawasaki Vulcan 650, custom média com a mesma motorização da Z650/Ninja 650/Versys 650 e que também não tem adversárias nesse segmento que anda meio esvaziado nos últimos anos.