Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro

Lucas Carioli 5 de junho de 2025

Volta e meia são descobertas motos esquecidas ainda na caixa que nos deixam babando e essa aqui é mais uma delas: Uma Yamaha FZR 750R de 1990 com apenas 1 quilômetro no hodômetro. Está a venda.

A crescente popularidade do Campeonato Mundial de Superbike (WorldSBK) desde sua criação em 1988 levou ao lançamento de motos de rua com características das pistas. A Honda VFR750R (RC30) é a mais famosa, mas a resposta da Yamaha, a FZR 750R de 1989, é ainda mais rara.



A FZR 750R (também chamada de OW01) trazia como grande atrativo o seu quadro em vigas duplas de alumínio fundido, um sistema que a Yamaha chamava de ‘Deltabox’. Isso proporciona um nível de rigidez sem igual mantendo o peso baixo. Aproximadamente 202 kg a seco.

O motor, um quatro cilindros em linha com 20 válvulas, tinha bielas de titânio e pistões com apenas duas molas para reduzir o atrito. Era equipado com quatro carburadores Mikuni de fluxo direto com válvulas deslizantes planas, produzindo 121 cv, um número impressionante para uma 750cc em 1989.

O kit de corrida de fábrica da Yamaha (com custo adicional) incluía pistões e comandos de válvulas aprimorados, uma ECU específica para corrida e um escapamento completo para competição. Brincando essa máquina fazia um 0-100 em menos de 3 segundos e chegava a mais de 250 km/h.

Fabricada em janeiro de 1990, esta unidade específica foi descoberta em Saint-Laurent, Quebec, no Canadá francês. O dono atual adquiriu-a em agosto de 2013 na loja Moto 2001 (hoje fechada). Desde então, ela está guardada em um museu com climatização controlada.



O hodômetro marca 1,1 quilômetro, provavelmente percorrido ainda no Japão, apenas para ver se tudo funcionava antes de ser embalada na caixa onde se encontra desde então. O chassi Deltabox ainda está com o plástico protetor e tudo parece cheirar a novo. Uma verdadeira cápsula do tempo.

Como a moto ainda está na caixa, o vendedor a classifica como um veículo de exposição e nenhuma manutenção foi realizada. A moto, que permanece imaculada desde então, não apresenta danos perceptíveis e a venda inclui as duas chaves originais.

Na época, a FZR 750R custava US$ 16.000, uma das motocicletas mais caras do mercado em 1989. Agora, ela está está sendo leiloada pela Iconic Motorbike Auctions por 80.000 euros! Uma valorização de 500% ao longo de 35 anos. Você tiraria ela da caixa ou não mexeria em nada? Ó dúvida cruel…

Post navigation

Previous Dunlop domina mais duas corridas e chega a 32 vitórias
Next É verdade que a equipe Tech3 está sendo vendida?

Leia também

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026
  • Notícias

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026

7 de outubro de 2025
Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve
  • Notícias

Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve

3 de outubro de 2025
Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029
  • Notícias

Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029

3 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.