Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Os problemas de Pecco Bagnaia, segundo Davide Tardozzi

Lucas Carioli 14 de maio de 2025

O diretor da equipe Ducati de MotoGP, Davide Tardozzi comentou sobre os problemas vividos por Pecco Bagnaia, que vive uma crise de confiança enquanto não consegue vencer o seu novo companheiro, Marc Márquez.

Enquanto Márquez parece em sintonia com o modelo Desmosedici GP25, dominando seus oponentes e recuperando a liderança do Campeonato Mundial, Bagnaia ainda não se achou, tendo deixado o GP da França com duas quedas e zero pontos.

Bagnaia se queixa principalmente de falta de confiança na dianteira, além de estranhar o comportamento do freio motor em algumas oportunidades. “Assim que aplico pressão e freio em alta velocidade nas curvas, percebo que a roda dianteira está prestes a escorregar. Isso me limita enormemente”, admitiu. “Marc poderia ser competitivo com um trator. Para mim é diferente; preciso de uma certa sensibilidade em relação à moto, especialmente ao pneu dianteiro.”

Os leitores perguntam repetidamente por que Bagnaia simplesmente não volta ao modelo do ano anterior como Alex Márquez ou Fermín Aldeguer e coloca a GP25 de lado. Há, no entanto, certas restrições quanto à liberdade de fabricantes, equipes e pilotos.

“Após o término do campeonato de 2024, levamos a moto de 2025 para o teste seguinte em Barcelona”, explicou o gerente da equipe Ducati, Davide Tardozzi, ao Speedweek.com. “Os pilotos deram seu feedback a Gigi Dall’Igna e aos outros engenheiros, mas eles não concordaram com o motor completo de 2025. Eles nos disseram em quais aspectos o novo motor era melhor e pior. Então, Gigi e os engenheiros o modificaram durante o inverno e tivemos essa especificação homologada para 2025.”

“Pecco poderia usar tudo da moto de 2024, exceto o motor e o pacote aerodinâmico”, explicou Tardozzi. “Podemos homologar o que quisermos. Mas uma vez homologado, não poderá ser alterado para a temporada atual.” Esta decisão foi mais importante este ano; como haverá um novo regulamento em 2027, o desenvolvimento dos motores foi congelado até o final de 2026 por razões de custo. 

Isso significa que Bagnaia não pode pegar a GP24 completa de volta, como faz a equipe Gresini. Apenas Honda e Yamaha estão excluídas disso pois, devido ao seu mau desempenho em 2024, têm concessões de regulamento, o que lhes dá mais liberdade para modificar as motos.

Mas Tardozzi insiste que a moto atual é boa e que o problema é o próprio Bagnaia: “A máquina de 2025 é um pequeno desenvolvimento da de 2024. Estamos confiantes de que ela é melhor. O nível deste ano aumentou mais do que o Pecco melhorou. Ele precisa melhorar mais e acredito que ele tem esse potencial. Até agora, ele não conseguiu colocar tudo na cabeça”, acredita.

Tardozzi também fez elogios ao seu piloto: “Em algumas pistas ele foi mais rápido que no ano passado. Trabalhamos duro para lhe dar confiança nos momentos que ele descreve. Ele sempre foi o melhor nos freios e nas entradas de curva. Conhecemos os dados e sabemos onde ele está. Ele sente falta dessa habilidade, e estamos trabalhando para devolvê-la a ele. Se tivermos sucesso, ele lutará com Marc – estamos absolutamente convencidos disso.”

Post navigation

Previous Segunda etapa acontece em Minas Gerais nesse fim de semana
Next WorldSBK terá nova categoria a partir de 2026: World Sportbike

Leia também

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia
  • MotoGP

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia

7 de outubro de 2025
Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi
  • MotoGP

Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi

6 de outubro de 2025
Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP
  • MotoGP

Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP

5 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.