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Aquisição da MotoGP pela Liberty Media é adiada para 2025

Lucas Carioli 19 de dezembro de 2024

A bilionária compra da Dorna, proprietária da MotoGP, pela Liberty Media foi adiada para 2025. A Comissão Europeia pediu investigações mais aprofundadas acerca de um possível monopólio.

Anunciada em abril, a compra de 86% da MotoGP por 4,2 bilhões de euros pela Liberty Media foi um dos grandes assuntos do ano porque ela promete alavancar o alcance da Categoria Rainha a um novo patamar, tal qual fez com a aquisição da Fórmula 1 em 2016.



Só que a proposta da Liberty não foi a de valor mais alto, cerca de 200 milhões de euros a menos do que o Grupo TKO, dono das ligas UFC e WWE. Além disso, ao comprar a Dorna, eles também estão levando as categorias Moto2, Moto3, MotoE, Mundial Feminino e o WorldSBK. 

Como a Liberty Media já é possuidora da Fórmula 1 e de suas categorias de base, como a Fórmula 2, a Fórmula 3 e a Fórmula E, a Comissão Europeia pediu maiores explicações para se certificar de que não estariam diante de um monopólio – o que é ilegal no continente – e aprovar a aquisição.

A consulta foi marcada para hoje, 19 de dezembro, e o resultado acaba de ser anunciado. Eles pediram investigações mais aprofundadas, iniciando a chamada “fase 2 “do processo, o que pode ser concluido apenas em 14 de maio de 2025.

As investigações se concentram na possibilidade da Liberty reduzir a concorrência no mercado de licenciamento de direitos de transmissão. Segundo a UE, a MotoGP é a única concorrente direta da Fórmula 1 na Europa e a união de ambas as competições poderá acabar com essa rivalidade.

“Devemos examinar com mais cuidado se esta aquisição pode afetar negativamente as emissoras europeias, por exemplo, aumentando os direitos de transmissão, e em última análise, para os consumidores europeus e fãs com preços mais elevados“, disse a vice-presidente da Comissão, Teresa Ribera. 

Carmelo Ezpeleta, presidente e líder da Dorna, permanece confiante: “esperamos que essa aquisição obtenha a aprovação da UE e estamos entusiasmados com o potencial de trabalharmos com a Liberty Media“, disse. “Continuamos comprometidos com a nossa estratégia de levar o desporto a novos patamares e continuar a nossa impressionante taxa de crescimento, expandindo ainda mais a nossa base global de fãs de mais de 500 milhões”, destacou.

A Dorna e a Liberty chegaram a um acordo para postergar a compra até junho de 2025. Isso evita que a empresa norte-americana tenha de compensar os espanhóis com 126 milhões de euros por não cumprir os prazos acordados em 2024.



Mesmo sem a aprovação da UE, a confiança da Liberty de que o negócio vá dar certo é tão grande que eles já alteraram o logotipo da MotoGP e fazem planos para um grande evento de abertura de temporada, em Bankock, capital da Tailândia em fevereiro de 2025.

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