A equipe Ducati fez história neste fim de semana ao conquistar a sua primeira dobradinha na quarta etapa do Campeonato Italiano de Motocross. Alessandro Lupino e Tony Cairoli levaram a nova Ducati Desmo450 MX ao topo do pódio.

A primeira corrida aconteceu em condições difíceis devido à forte chuva que caiu nas primeiras horas da manhã criando uma pista profunda e lamacenta. Lupino e Cairoli, no entanto, deram uma largada perfeita e se colocaram na primeira e segunda posições ao entrar na primeira curva.
Os dois se alternaram na liderança da corrida durante sete voltas até que a bandeira vermelha foi acionada devido às condições. Como os resultados que valem são os da volta anterior, Cairoli ficou com a vitória em sua primeira corrida com a Ducati.
A segunda corrida foi semelhante à primeira: Lupino assumiu a liderança, seguido de perto por Cairoli e os dois travaram uma batalha intensa, dessa vez com Lupino conseguindo prevalecer a frente por uma estreita margem no final.
Com os resultados, Lupino que também ganhou o prêmio Holeshot, destacando sua habilidade na hora da largada, foi o maior vencedor do dia e subiu para a liderança do campeonato restando ainda duas etapas para o final.
A próxima etapa do está marcada para os dias 31 de agosto e 1º de setembro, no autódromo de Castiglione del Lago. Um teste mais severo para o projeto provavelmente ocorrerá no próximo ano, quando eles estrearem no Mundial de Motocross (MXGP).