Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Stoner é contra a eletrônica: “os pilotos já não podem fazer a diferença”

Lucas Carioli 10 de abril de 2024

Casey Stoner é um piloto de opiniões formadas, muitas delas polêmicas. No que concerne a MotoGP, o bicampeão australiano é taxativo: a eletrônica precisa ser diminuida pois, segundo ele, assim “já não se vê o verdadeiro talento do piloto.”

Stoner foi o primeiro piloto a ser campeão com uma Ducati em 2007, época em que a motocicleta italiana tinha a reputação de ser difícil de pilotar. E o australiano, que se aposentou precocemente em 2012, continua achando que as ajudas eletrônicas estão deixando as motos atuais fáceis demais.

“Os pilotos já não podem fazer a diferença. Ter todos os controles eletrônicos funcionando da mesma maneira, nada acontece, não há erros. É muito fácil pilotar dessa maneira. A única área onde eles podem fazer uma pequena diferença é na frenagem e é por isso que vemos tantas quedas nessa parte”, disse Stoner em entrevista ao site italiano Motociclismo.

Stoner, que se aposentou em 2012 para ter uma vida mais tranquila, permaneceu como piloto de testes da Honda e da Ducati até 2016. O australiano, então, relembra o seu último teste e do quanto achou a Desmosedici mais fácil de pilotar em relação ao seu período áureo.

“Fiquei surpreso com o quão confortável e rápido me senti imediatamente sem qualquer dificuldade. Durante meus três anos como piloto de testes da Ducati, caí apenas uma vez, na Áustria, e em todas as sessões de testes consegui ser o mais rápido“, revelou.

Tenho a impressão de que a utilização da electrônica no motociclismo perdeu de vista o seu objectivo principal, que é garantir a segurança dos pilotos. Houve uma mudança de rumo, com uma ênfase excessiva na busca do desempenho em detrimento do equilíbrio entre segurança e desempenho”, refletiu. “Esta mudança tornou as corridas menos envolventes e homogeneizou as motos, minando o elemento de desafio e habilidade no controle da potência por parte dos pilotos.”

Para o bicampeão, portanto, as ajudas aos pilotos precisam ser diminuídas: “seria mais satisfatório retornar a uma abordagem mais equilibrada, onde o a segurança dos pilotos está no centro das atenções e onde o seu talento no manejo da moto é aprimorado sem dependência excessiva da eletrônica”.

Tags: Casey Stoner MotoGP

Post navigation

Previous Royal Enfield Super Meteor 650 entra em fase de pré-venda no Brasil
Next Ordem de largada do Troféu Turista na Ilha de Man é revelada

Leia também

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia
  • MotoGP

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia

7 de outubro de 2025
Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi
  • MotoGP

Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi

6 de outubro de 2025
Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP
  • MotoGP

Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP

5 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.