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Na Aprilia, até o piloto vira apêndice aerodinâmico. Entenda

Lucas Carioli 2 de maio de 2023

Há uma batalha pela supremacia aerodinâmica na MotoGP. E nesse clima de “vale tudo”, a Aprilia está desenvolvendo o macacão do piloto para cortar o ar como nenhum outro. O que pode se tornar a próxima grande novidade nas pistas.

A evolução dos macacões de competição deu um salto em 1988, quando a Dainese projetou um acolchoamento para proteger a coluna cervical dos pilotos em caso de queda. Mas um benefício secundário da invenção era a melhoria aerodinâmica que causava.

Testando o macacão, o piloto das 250cc, Jean-Philippe Ruggia percebeu que o acolchoamento reduzia a turbulência e a tensão no pescoço em alta velocidade, tornando mais fácil se concentrar na pilotagem. O conceito foi rapidamente copiado por todos.

Agora, a Aprilia patenteou a mesma ideia a outras partes do corpo, adicionando dez painéis destacáveis para proporcionar uma superfície mais lisa, reduzir a turbulência e direcionar o ar de forma mais eficiente para a traseira da moto, o que também reduz o arrasto e melhora a velocidade máxima.

Os painéis acolchoados são flexíveis e preenchidos com espuma, bolsas de ar ou gel. Eles são moldados para permitir que o piloto se mova livremente, eliminando as rugas do couro que normalmente se acumulam nas laterais, braços e pernas.

Cada braço recebe dois painéis aerodinâmicos com velcro, um na parte externa do antebraço para suavizar o fluxo de ar que sai dos semi guidões e o outro cobrindo a parte superior do braço e a área dos ombros. Outros painéis se prendem às laterais, indo das axilas aos quadris.

Nas pernas, os painéis da coxa foram projetados para funcionar em harmonia com o braço e as seções laterais quando o piloto está em curva, canalizando o ar para a parte traseira da moto. Por fim, os sliders do joelho são incorporados proporcionando uma superfície muito mais lisa.

O resultado é “uma diminuição significativa da turbulência na traseira da moto. As espessuras e materiais dos elementos da casca são tais que os tornam leves e relativamente flexíveis para não prejudicar o movimento articular do piloto, mantendo a função aerodinâmica, mesmo em altas velocidades.“

“Isso resulta em menor resistência ao deslocamento e, portanto, em maior desempenho da motocicleta, além de maior conforto do motociclista, que sofre menos com turbulências e não sofre impedimentos nos movimentos no banco“, continua o documento.

Além de tudo, há também um benefício em segurança. A natureza acolchoada dos painéis aerodinâmicos significa um elemento extra de proteção contra impactos em caso de acidente. Por enquanto, apenas a Aprilia está levando o conceito ao máximo. É questão de tempo para as outras marcas adotarem a ideia e transformar os pilotos em verdadeiros cavaleiros alados?

Tags: Matérias Especiais MotoGP

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