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Kawasaki Ninja ZX-10RR ganha sistema de admissão variável para enfrentar Ducati

Lucas Carioli 10 de fevereiro de 2023

Ao mesmo tempo que apresentava sua equipe para o Mundial de Superbike, a Kawasaki revelava uma Ninja ZX-10RR atualizada para recuperar o título perdido para a Ducati. A novidade é a introdução de um sistema de admissão de ar variável.

A Kawasaki dominou o WorldSBK de uma forma tão avassaladora entre 2015 e 2020 que as corridas ficaram chatas. Tão chatas que os dirigentes do campeonato foram obrigados a mudar o regulamento para trancar as vitórias das máquinas verdes – na marra.

Desde 2018, por exemplo, o regulamento proíbe que motores de quatro cilindros em linha ultrapassem as 14.600 rotações por minuto. Capaz de girar muito acima disso, os propulsores da Kawasaki passaram a apresentar um grande déficit de potência.

Para tentar driblar essa deficiência (que é menos sentida em motores V4 como o Ducati), a Kawasaki introduziu o chamado sistema de admissão de ar variável (VAI). Instalado dentro da caixa de ar, o sistema utiliza um conjunto de funis de admissão móveis para modificar a altura dos funis de admissão.

Quando os funis são levantados, o ar de admissão é desviado do sistema para desempenho ideal em alta rotação. Em sua posição mais baixa, o ar de admissão passa pelos funis de admissão mais altos, para maior desempenho em baixos e médios giros.

Trata-se de um sistema parecido com o de válvulas varáveis de forma mecânica desenvolvido pela Suzuki em seu extinto programa de MotoGP. Na ZX-10RR, o movimento dos funis é regulado por servos para maximizar o desempenho em qualquer velocidade.

A moto naturalmente recebeu aprimoramentos em outras áreas, como bielas leves, pistões de baixa fricção (ambos da Pankl) que elevaram a potência máxima a 214 cv a 14.000 rpm com o Ram-Air a pleno. Também foram introduzidas rodas Marchesini forjadas mais leves.

A Ninja ZX-10RR só será vendida na cor Lime Green (verde) por cerca de 32.000 euros na Europa, 10 mil a mais que a ZX-10R convencional. O comprador ainda leva um kit de competição composto por uma ECU de corrida, chicote elétrico e subcontrolador que só podem ser usados em circuitos.

Tags: Kawasaki Ninja ZX-10RR Notícias World Superbike

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