A Triumph apresentou oficialmente hoje (7) todos os detalhes da aguardada Street Triple 765 RS. A versão mais brava da naked média britânica foi revista em todos os detalhes, mas não apresenta o salto de potencia que todos esperavam.

Conforme já havíamos previsto aqui e aqui, a nova Street Triple 765 RS mantém o mesmo aspecto de sua antecessora, mas isso não quer dizer que a motocicleta não tenha passado por uma reestilização. Os característicos faróis duplos de LED estão com um novo design e erradiam uma luz mais brilhante.
O pequeno parabrisa foi modificado, bem como as tampas laterais e traseiras, a capa do assento e o spoiler dianteiro. O quadro é o mesmo, em dupla trave de alumínio, mas o braço oscilante foi modificado para melhorar ainda mais a resposta do amortecedor Öhlins STX40, colocando o assento do garupa em uma posição mais alta.

Vamos ao que realmente interessa, o motor. Decepcionando todos aqueles que esperavam algo próximo dos 130 cv da nova Daytona 765 Edição Limitada, a nova Street Triple 765 RS permanece oferecendo “apenas” 123 cv. Contudo, a marca britânica garante que esse número é atingido mais cedo e com mais suavidade do que o modelo anterior.
O resultado foi uma evolução nos números de torque, que antes ofereciam 7,8 kgf.m a 10.800 rpm e agora passa para 8,01 kgf.m a 9.350 rotações, uma melhora de 9%. Isso foi possível graças a um virabrequim, embreagem e balanceador mais leves, além de um novo sistema de exaustão com ponteira de titânio, padrão Euro5.
No câmbio, a primeira e segunda marchas estão ainda mais curtas, para proporcionar uma arrancada mais agressiva. O quickshifter também foi melhorado e agora é do tipo bidirecional de série, ou seja, que habilita trocas rápidas para cima ou para baixo sem a necessidade da embreagem.

Falando em eletrônica, o painel digital em TFT da Street Triple foi atualizado em termos de conectividade. Os cinco modos de pilotagem (estrada, chuva, esporte, pista e configurável pelo piloto) foram reajustados. O modo Chuva limita a potência a 100 cv. O ABS também pode ser ajustado e o controle de tração desligado.
A nova Street Triple 765 RS chega às concessionárias europeias e norte-americanas a partir de dezembro em duas opções de cores: Matt Jet Black/Aluminium Silver com adesivos amarelos ou Silver Ice/Diablo Red com adesivos com aparência de alumínio. O preço permaneceu praticamente inalterado, 11.850 euros. Sua chegada ao Brasil deve acontecer no segundo semestre de 2020.
Triumph Street Triple RS 2020 – Ficha técnica
| MOTOR | ||
|---|---|---|
| Tipo | Três cilindros em linha, refrigeração líquida, 12 válvulas, DOCH | |
| Deslocamento | 765 cm³ | |
| Diâmetro x curso | 77,99 x 53,4 mm | |
| Compressão | 12.54: 1 | |
| Potência | 123 cv às 11.750 rpm | |
| Torque do motor | 8,01 kgf.m a 9.350 rpm | |
| Alimentação | Injeção eletrônica | |
| Escape | Aço 3 em 1 | |
| Embreagem | Multidisco em banho de óleo com operação anti-rebote | |
| Caixa de engrenagens | Seis velocidades | |
| Transmissão final | Corrente | |
| Chassis | ||
| Quadro | Dupla trave de alumínio fundido | |
| Braço oscilante | Duplo em liga de alumínio fundido | |
| Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa SF-BPF, 41 mm de diâmetro, 115 mm de curso, ajustável em compressão, extensão e pré-carga | |
| Suspensão traseira | Amortecedor Öhlins STX40 com curso ajustável de 131 mm em pré-carga, compressão e extensão | |
| Freio dianteiro | Discos duplos de 310 mm, pinças radiais Brembo M50 | |
| Travão traseiro | Disco de 220mm com pinça Brembo de pistão único | |
| Roda dianteira | Roda de liga leve 120/70 ZR17 | |
| Roda traseira | Roda de liga leve 180/55 ZR17 | |
| DIMENSÕES | ||
| Altura do assento | 840 mm | |
| Altura | 1.085 mm | |
| Cáster | 23,9º | |
| Vão livre | 100 mm | |
| Comprimento | 2.065 mm | |
| Distância entre eixos | 1.405 mm | |
| Peso seco | 166 kg | |
| Tanque | 17,4 litros |
