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Já viu como é a Yamaha Niken sem as carenagens?

Lucas Carioli 1 de junho de 2018


No último mês, a Yamaha MXT 850 Niken finalmente foi disponibilizada para que os principais órgãos de imprensa mundiais pudessem testá-la na prática e ver, de fato, como funciona. Eles despiram a polêmica motocicleta de três rodas e o resultado você confere nessa galeria de fotos.

yamaha-mxt-850-niken-stripped-2018-3Revelada no último Salão de Milão, em novembro do ano passado, a Niken é um ousado passo da Yamaha para disseminar a tecnologia LMW (Inclinação Multi Rodas), que eles garantem oferecer o dobro de aderência sem perder nenhuma característica típica de uma motocicleta convencional.

Sem as carenagens, o modelo revela-se ainda mais robótico. A suspensão dianteira é um complexo sistema baseado na geometria de um paralelogramo, que se apoia em duas rodas de 15 polegadas. Os garfos são duplos de cada lado e as mesas alongadas para lidar com a maior largura.

O resultado é uma motocicleta com cerca de 80% mais área de contato de contato  frontal com o solo  do que uma motocicleta tradicional, mesmo sendo uma superbike montada em esportivos e aderentes pneus de competição.

De acordo com Yamaha, o trabalho da suspensão ficou mais dividido na Niken, com os garfos dianteiros mais concentrados na estabilidade enquanto que o amortecedor único traseiro fica com a missão de filtrar as irregularidades.

Isso proporciona ao piloto atacar as curvas com uma agressividade maior, até o ângulo de inclinação máximo de 45º, de acordo com a Yamaha. Após esse ponto, as rodas saem do chão. É a roda interna que esculpe a curva, com a roda externa “seguindo” e proporcionando estabilidade extra.

O difícil vai ser convencer os potenciais compradores sobre o que a Niken exatamente é. A aderência é de superbike, mas a dirigibilidade é de uma touring. A própria Yamaha parece não saber onde o novo modelo se enquadra. Os próximos dois anos serão decisivos para ver o potêncial da tecnologia LMW.


Tags: MXT 850 Niken Notícias Yamaha

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