Utilizando uma impressora 3D Ultimaker, o artista plástico Jonathan Brand criou uma Honda CB 500 1972 em tamanho real. A obra precisou de dois anos para ficar pronta.
Brand desenhou a moto inteiramente em CAD e depois a converteu e seccionou-a em partes para que a impressora pudesse entender e, sobretudo, imprimir. O material usado foi uma resina que se transforma em plástico transparente quando seca.
Cada peça levou de 4 a 24 horas para ser produzida. Apesar de a moto ser capaz de rodar, o conjunto inteiro é muito frágil, quebrando com facilidade. Montar? Esqueça. Essa Honda transparente não agüenta o peso de uma mosca.
Ainda assim, a riqueza de detalhes impressiona muito. As horas gastas por Brand na construção da obra são incalculáveis. No entanto, os gastos financeiros foram poucos. Tirando a impressora, o artista gastou apenas 40 libras com o material, cerca de 126 reais.
Os feitos de uma impressora 3D estão entre as coisas mais impressionantes da atualidade. Embora tenha sido inventada em 1984, apenas nos últimos anos se tornaram acessíveis, proporcionando a criação dos mais variados objetos, com praticamente qualquer material. Brand disse que sempre quis ter uma moto, mas nunca conseguiu. Bem, agora pode dizer que finalmente tem uma.
