Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

FIM e Dorna lançam WorldSSP 300, categoria de acesso ao World Superbike

Lucas Carioli 27 de setembro de 2016


A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Dorna anunciaram hoje (27) a criação da WorldSSP 300, categoria multimarcas que servirá como trampolim de jovens talentos ao World Superbike, o principal campeonato de motos de produção do mundo.

SuperSport300_Top_ReleaseA intenção é parecida com a Moto3, classe de acesso no Mundial de Motovelocidade. Mas enquanto lá corre-se com protótipos, o WorldSSP 300 contará com modelos “de rua”, como Kawasaki Ninja 300, Honda CBR500R, Yamaha YZF-R3 e KTM RC390. E a porta está aberta para que novos fabricantes ingressem no futuro.

“Esta nova plataforma será o ambiente perfeito para o desenvolvimento de futuros talentos“, disse Vito Ippolito, presidente da FIM. “A intenção do WorldSSP 300 é criar um ponto de referência para os campeonatos nacionais seguirem. Queremos oferecer um ambiente regulamentado e relativamente igualitário onde o talento possa crescer e os fabricantes possam acompanhá-los enquanto eles dão os primeiros passos em direção estrelato.“

“O foco é ter uma série acessível para jovens competidores“, disse Javier Alonso, diretor executivo do World Superbike. “Tem havido um grande interesse com motocicletas de baixa cilindrada e a nova classe se esforçará para suplantar isso. Será promovida pelos fabricantes em um campeonato de fácil acesso, em que possam acompanhar os pilotos desde tenra idade à medida que progridem na carreira“, acredita.

O WorldSSP 300 não terá limite de motores, entretanto sua estrutura básica, como cilindro, pistão, cabeçote, comando de válvulas e câmara de combustão não poderão ser alterados. Apenas pequenos componentes, como filtro de ar, coletores e ponteira de escapamento poderão ser mexidos. Cada modelo terá uma velocidade máxima limitada e o ruído não poderá ultrapassar os 107 decibéis. O regulamento pode ser conferido aqui.



Tags: Federação Internacional de Motociclismo FIM Javier Alonso Vito Ippolito World Superbike WorldSSP 300

Post navigation

Previous Buell promete lançar novidades em breve
Next Rossi não esquece 2015: “me roubaram o campeonato”

Leia também

Honda troca Lecuona e Vierge por Dixon e Chantra em 2026
  • WorldSBK

Honda troca Lecuona e Vierge por Dixon e Chantra em 2026

30 de setembro de 2025
BMW anuncia contratação de Miguel Oliveira para 2026
  • WorldSBK

BMW anuncia contratação de Miguel Oliveira para 2026

30 de setembro de 2025
Bulega reage e vence Sprint e Corrida 2 em Aragão
  • WorldSBK

Bulega reage e vence Sprint e Corrida 2 em Aragão

28 de setembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.