Embora já esteja marcada para ter sua produção para as ruas encerrada ao final do ano, a Yamaha R1 pode ter uma última edição, de acordo com informações conseguidas pela imprensa japonesa.
A sempre bem informada revista Young Machine recebeu informações de que existe um “novo modelo” para o carro-chefe da Yamaha, YZF-R1. Parece que serão feitas alterações na suspensão, freios e no exterior, sem entrar em maiores detalhes.
Acredita-se que novas suspensões e freios serão introduzidos, assim como winglets adicionados na carroceria. Mas o que mais chama a atenção é que este novo modelo será lançado como versão homologada para uso rodoviário.
As vendas da Yamaha R1 legalizada para estradas terminarão na Europa ao fim de 2024 restando apenas uma versão para as pistas. O modelo não está em conformidade com as normas antipoluição do Euro5+ que exigem função de detecção de deterioração do catalisador no escapamento.
O Japão não é exceção, e os regulamentos OBD2-2, similares ao Euro5+ estão programados para serem introduzidos em novembro de 2026. Então, como pode a Yamaha estar preparando uma nova R1 a essa altura? Existem duas possibilidades possíveis.
Uma delas é uma mudança de modelo para suportar o Euro5+ ou OBD2-2 e continuar as suas vendas no futuro. Outra possibilidade é de que seja uma edição final, semelhante a “Last Call” feita pela Chrysler para o Dodge Challenger em 2023.
Ainda segundo os japoneses, a decisão de encerrar a produção da R1 para as ruas foi polêmica dentro da Yamaha, com muita oposição quando a decisão foi tomada. Sua versão naked, a MT-10, em atividade desde 2015, também deve ser paralisada.
A possibilidade de fazer uma versão final da R1 faz mais sentido para mim e consigo visualizá-la no Salão de Milão, no final do ano, ao mesmo tempo em que abre caminho para a chegada da YZF-R9, que vem sendo dada como certa há vários meses.