Com a linha G310 descontinuada na Europa, o modelo de entrada no universo BMW deve ser a F450, revelada como conceito no fim do ano passado. Agora, protótipos foram flagrados em testes na Índia.
De acordo com a imprensa indiana, os protótipos (foto abaixo) foram flagrados em uma estrada no estado de Karnataka, no sudoeste da Índia. Embora bem camuflado, dá para ver que a moto manteve o para-lama elevado e as bengalas douradas do conceito.
O chassi e outros componentes foram projetados para atender ao requisito de peso mínimo de 175 kg da classe A2 europeia, a mais cobiçada pelos motociclistas europeus, para veículos de até 48 cv. As fabricantes têm se concentrado bastante nessa classe, pois as motos são mais acessíveis.
A BMW havia mencionado anteriormente que as mudanças no modelo de produção poderiam incluir diferentes opções de rodas. As mulas de teste da foto parecem vir com aros de 19 polegadas na dianteira de 17 polegadas na traseira, muito semelhantes às da linha G310.
Embora o conceito apresentasse um escapamento alto, esses protótipos podem ser vistos com um escapamento mais baixo e inclinado para cima. Esse posicionamento é mais prático, pois a montagem das malas laterais se torna mais fácil.
Com a F450GS, a BMW pretende dar um passo a frente, principalmente em termos de motorização, e oferecer uma rival à altura da KTM 390 Adventure e Royal Enfield Himalayan 450. Muito de seu DNA devem ser puxado da R1300GS.
A fabricação, no entanto, não será na Alemanha, e sim na fábrica da TVS Motors, parceira da BMW, na Índia. As unidades são enviadas para todo o continente europeu e asiático. Nós, no entanto, deveremos fabricá-la por aqui mesmo, na unidade fabril que o grupo mantém em Manaus-AM.