A Yamaha acaba de lançar hoje (1º) uma YZF-R1 exclusivamente voltada para o uso nas pistas de corrida. O modelo, que não terá suporte para placa, luzes ou espelhos mira como público alvo as equipes de competição.
Ao contrário do que se imagina a motocicleta não terá nenhum “ingrediente mágico”. A Yamaha achou que não fazia sentido disponibilizar a sofisticada R1m, já que as equipes cliente imediatamente retirarão seus caros componentes para instalarem outros com especificação de corrida. Assim sendo, essa versão será puramente “stock”.
Portanto, não há rabeta, espaço para a garupa, espelhos ou mesmo uma pintura, apenas o “pretinho básico”, sem grafismos. A nova R1 pode ser considerada uma “tela em branco”, pronta para ser envenenada pela equipe/piloto em questão.
O modelo também não estará à disposição para qualquer um. Apenas selecionados revendedores de motos no Japão irão oferecê-la e em um número muito limitado de exemplares. As encomendas também encerram-se em pouco tempo, dia 21 de dezembro. O preço anunciado foi de 1.944.000 ienes.
Na mesma ocasião, a Yamaha anunciou que a R6 também seguirá o mesmo caminho, com as encomendas se encerrando no mesmo dia, 21 de dezembro. Assim com a R1, a superbike média teve o seu kit “de rua” removido, embora inexplicavelmente os espelhos tenham sido mantidos. O preço é de 918.000 ienes.