A Movistar Yamaha apresentou oficialmente hoje (18) a equipe para competir na temporada 2016 da MotoGP. O evento contou com os pilotos Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e membros de liderança da marca.
A simples cerimônia aconteceu na sede da telefônica Movistar em Barcelona, na Espanha. Depois de uma curta introdução, onde Bruno Vilarasau, responsável pela gestão comercial da Movistar e Lin Jarvis, chefe da divisão de MotoGP foram os protagonistas, Rossi e Lorenzo entraram na sala – cada um de um lado diferente, sem se olharem – para retirar o pano que cobria as motos.
Em termos de layout, poucas mudanças foram notadas. A Yamaha optou por manter exatamente o mesmo visual adotado em 2015. Lorenzo, inclusive, mais uma vez abdicou de usar o número 1 de campeão, optando pelo tradicional 99, tendência nos últimos anos.
Em seguida, as motos foram colocadas de lado para que a equipe pudesse se sentar e responder às perguntas dos jornalistas. Muito pouco foi dito sobre a nova YZR-M1 cuja expectativa era alta, com a possibilidade de um revolucionário posicionamento do tanque de combustível. Apesar da insistência, Lin Jarvis explicou que os segredos da moto não poderiam ser revelados.
O dirigente comentou sobre os novos pneus Michelin e a eletrônica padronizada, “duas incertezas” que irão forçá-los a realizar muitas mudanças na moto. Em seguida Rossi foi alvo de muitas perguntas, como já era de se esperar, sobre o polêmico final da temporada passada.
“Sim foi muito desagradável”, começou afirmando o eneacampeão. “Mas isso está no passado agora”, garantiu, falando sobre seu treinamento para 2016. “Nos últimos anos melhorei a preparação para a temporada e tentei fazer o mesmo para esse ano”.
O italiano, no entanto afirma ainda não saber se será competitivo: “eu realmente não sei. Esse ano começaremos do zero, novos pneus, nova eletrônica, não sabemos como eles irão se comportar, mas vou tentar estar pronto desde o início”, disse.
“No ano passado eu fiz um grande esforço para manter o alto nível como nos anos anteriores. Esse é o objetivo, vamos ver se eu posso lutar pela vitória. Quando você se torna mais velho você tentar usar a sua experiência para preencher a lacuna, no entanto a sensação de voar e trabalhar no fim de semana é o mesmo, você tem que manter o foco. Os rivais serão mais jovens… sem dúvida, vai ser interessante.” (Valentino Rossi)
Poucas perguntas foram feitas à Jorge Lorenzo. Questionado sobre a superioridade técnica da M1 em 2015, Lorenzo está confiante de que a moto de 2016 seguirá no mesmo nível. “É o que espero, isso significa que nossos rivais ficarão atrás de nós. No ano passado, a moto estava muito boa, me ajudou a conquistar diversos pódios”, relembrou.
“Espero que continue assim, isso significará que Valentino ou eu seremos campeões novamente. Talvez nós precisaremos melhorar um pouco a potência final, em linha reta estamos abaixo dos outros. Com os novos pneus e eletrônica, muitas coisas mudam, embora o chassi e motor permaneçam os mesmos… Eu não acho que os pneus serão um problema, exceto o dianteiro, mas a Michelin vai nos dar um melhor no futuro. Já a eletrônica… é muito diferente, mas acho que com experiência e trabalho podemos seguir adiante e aproveitar nossos pontos fortes.” (Jorge Lorenzo)
Lorenzo e Rossi guiarão a M1 2016 pela primeira vez no dia 1º de fevereiro, dia que marca o recomeço da pré-temporada, no circuito de Sepang, na Malásia. A primeira etapa acontece em 20 de março, em Losail, no Catar.
Galeria de fotos