A confirmação de Toprak Razgatlioglu na Pramac em 2026 nos dá uma certeza: a dupla Miguel Oliveira e Jack Miller não será mantida. Um dos dois terá que sair. Mas qual? Vejamos pelo que temos até agora.
Ao se juntarem à Pramac para 2025 tanto Oliveira quanto Miller estavam longe dos seus respectivos auges. O português vinha de duas temporadas difíceis na equipe satélite da Aprilia, marcadas por poucos resultados expressivos e muitas lesões.
Miller, por sua vez, vinha de duas temporadas igualmente difíceis na equipe de fábrica da KTM, que havia chegado para substituir… Oliveira. Agora, o australiano dava lugar à revelação Pedro Acosta. Os dois, portanto, chegaram à Pramac em busca de um recomeço.
Pelo que se sabe, Miller assinou um contrato de apenas um ano com a Pramac. Oliveira assinou por dois anos, mas a Yamaha poderia se desfazer dele caso o português fosse o pior colocado dos quatro pilotos da marca até as férias de verão.
A classificação dos pilotos da Yamaha após o GP de Aragão do último fim de semana é: 10ª Fabio Quartararo, com 59 pontos; 16ª Jack Miller, 31 pontos; 17ª Alex Rins, 31 pontos; 23ª Miguel Oliveira, apenas 3 pontos. O português, no entanto, se ausentou de quatro etapas devido a lesões.
Mas além das lesões, Miller já estava andando na frente de Oliveira nos testes pré-temporada. Será necessária uma grande melhora no desempenho para que Oliveira vire essa classificação a seu favor nas quatro etapas antes das férias de verão em Mugello, Assen, Sachsenring e Brno.
Seja quem for, para onde Miller ou Oliveira podem ir? A verdade é que não há muitas vagas disponíveis. Apenas os contratos de Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Johann Zarco (LCR Honda), Somkiat Chantra (LCR Honda) e Luca Marini (Honda HRC) encerram-se ao término de 2025.
Atualmente em quarto lugar no Campeonato Mundial, amigo pessoal de Valentino Rossi e Uccio, parece improvável que Morbidelli não permaneça na equipe por mais um ano. Zarco é uma peça fundamental na melhora visível apresentada pela Honda nessa temporada.
As melhores chances são as vagas de Chantra e Marini. O novato Chantra tem se mostrado lento demais para os padrões da MotoGP, rodando às vezes dois segundos acima dos líderes. Porém a sua presença ajuda na audiência do GP da Tailândia, o seu país.
Marini está em seu segundo ano de contrato com a equipe oficial Honda e não deve permanecer. Porém há quem diga que essa vaga já tem dono: Jorge Martin, que deve deixar a Aprilia um ano antes do previsto, após o término dessa temporada.
Fora isso, há o Mundial de Superbike. A Ducati não deve renovar o contrato de Alvaro Bautista, de 41 anos. Há também a vaga deixada para trás por Razgatlioglu. Pode ser que Jonathan Rea se aposente, abrindo outro assento na Yamaha.