Foram descobertos registros de patente que nos dão uma dimensão exata de como será a nova BMW F450 GS, que será apresentada no final do ano em substituição à atual G310 GS.
A motocicleta foi mostrada ainda como conceito no Salão de Milão do ano passado e desde então protótipos tem sido avistados em testes. Esses registros de patente, porém, nos dão uma visão mais definitiva de como será a versão de produção da F450 GS.
Publicado recentemente pelo escritório de propriedade intelectual do Reino Unido, o registro do projeto F450GS revela uma série de mudanças em comparação ao conceito original e corresponde a muito do que as fotos de espionagem mostram.
O arquivo de design inclui espelhos, piscas, refletores e um assento mais alcochoado para dois ocupantes, ao contrário daquele adotado no conceito. As rodas raiadas também foram substituídas por outras de liga-leve de cinco raios, semelhantes àquelas da F900R.
A carroceria é basicamente a mesma, mas o acabamento acima do logotipo circular da BMW é significativamente menor e o para-brisa também tem um formato completamente diferente em comparação com o conceito.
Na traseira, o conceito tinha um pedaço de tubo de aço branco que se estendia para fora do subchassi para servir como suporte para bagagem. Agora, a BMW cobriu essa parte e adicionou o que parece ser um ponto de fixação para alforjes abaixo do banco do passageiro.
O quadro, o motor, a suspensão e os freios são idênticos aos do conceito original. Mas podemos notar que a ponteira de escapamento não está tão radicalmente alta como no conceito, que pesa 175 kg. É possível que a versão definitiva pese um pouco mais.
É bastante provável que a BMW apresente a F450GS no mesmo Salão de Milão, que acontece em novembro na Itália. Com ela, a marca alemã entra com tudo no segmento adventure de entrada concorrendo principalmente com KTM 390 Adventure e Royal Enfield Himalayan 450.







