A J.Toledo apresentou hoje (13) a Suzuki GSX-8R no Brasil. Versão carenada da GSX-8S, a motocicleta tem os mesmos atributos técnicos da irmã naked, mas com visual mais esportivo e vai melhor na estrada.
Apresentada no Salão Milão de 2023, a GSX-8R compartilha o mesmo quadro e motor da GSX-8S, ou seja, um bicilíndrico em linha de 776 cm³ capaz de render 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m a 8.250 rpm. 85% desse torque já está disponível a apenas 4.000 giros.
Isso é possível porque esse motor tem o virabrequim a 270 graus, o que possibilita um ordem de ignição mais homogênia, de modo que sempre tem um cilindro empurrando. Essa configuração vem sendo adotada por todas as fabricantes atuais em vez do tradicional virabrequim a 180 graus.
Mas a grande diferença é a carenagem aerodinâmica que cobre toda a parte dianteira. Além de desviar o vento do piloto, a proteção o direciona para as áreas do motor que realmente necessitam, de modo que o modelo é mais rápido e mais econômico, apesar de ser 3 kg mais pesado (205 kg).
Além da estradinha, a GSX-8R também permite brincar nos autódromos. A direção é composta por dois semi-guidões, como em uma verdadeira esportiva. Ainda assim, as costas não ficam tão curvadas como em uma SRAD e a altura do assento é de convidativos 810 mm.
A ciclística também é diferente da GSX-8S, que tem garfos KYB convencionais. Os garfos invertidos são Showa Big Piston Fork são 30% mais rígidos. Dois discos de 310 milímetros na dianteira e outro de 240 mm n traseira mordidos por pinças Nissin dão conta da frenagem. Os pneus são Dunlop Roadsport 2.
Como em toda Suzuki, a parte eletrônica é básica, mas contém o essencial. O painel TFT colorido tem conexão com o smartphone e há três modos de pilotagem (A, B e C). Um quickshifter para cima e para baixo garante arrancadas excitantes nos semáforos e nas largadas.
A GSX-8R faz parte de uma nova geração de esportivas com motores de dois cilindros, algo impensável há alguns anos. Menos esportivas e caras, essas motos são perfeitamente utilizáveis no dia-a-dia, mas com esportividade suficiente para o motociclista comum. Viraram febre na Europa.
A nova Suzuki chega às concessionárias brasileiras até o fim do mês a partir de R$ 56.900, preço em SP e sem despesas com frete e seguro. São quatro opções de cores: azul, preto, prata e amarelo. Suas rivais aqui são a Kawasaki Ninja 650 (R$ 50.890), Triumph Daytona 660 (R$ 56.490) e Honda CB650R (R$ 55.360).








