A equipe Suzuki de MotoGP anunciou hoje (23) a surpreendente contratação de Livio Suppo como seu novo Team Manager. O italiano é conhecido por seu trabalho na Ducati e Honda.
Suppo, que também foi piloto nos anos 1990, foi Líder de Projeto da Ducati por 11 anos, o que inclui o título de Casey Stoner em 2007. Logo depois, Ele se mudou para a HRC, onde foi o chefe de equipe por mais sete anos. Há quatro anos afastado, o italiano criou uma empresa de bicicletas elétricas de sucesso.
“Estou muito orgulhoso por me tornar Team Manager da Suzuki e feliz por regressar à MotoGP após quatro anos“, disse Suppo. “Também estou muito honrado por estar envolvido neste grande projeto; com certeza será uma tarefa desafiadora fazer parte de um fabricante histórico, campeão em 2020 no ano do seu 100º aniversário. Também sinto que será uma grande experiência começar a trabalhar com dois pilotos talentosos como Joan Mir e Alex Rins, ambos capazes de lutar pelo topo.“
Campeã de pilotos em 2020, a Suzuki perdeu, logo em seguida à conquista, o seu principal líder e mentor, Davide Brivio, que foi para a equipe Alpine na Fórmula 1. O efeito de sua saída foi imediato: nenhuma vitória foi conquistada em 2021. Suas funções foram assumidas por outros membros da equipe, como o líder de projeto, Shinichi Sahara.
“Estou muito feliz em anunciar Livio Suppo como nosso novo Team Manager antes do início da nova temporada“, disse Sahara. “Alguns de nossos membros já têm experiência em trabalhar com ele, e eu o conheço há muito tempo porque ele está no paddock há muitos anos. Já vimos sinais promissores e melhorias em nosso desempenho durante os testes de inverno, e acredito que Livio se juntar a nós fortalecerá ainda mais nossa equipe e nos tornaremos ainda mais fortes.“, disse Sahara.
A contratação de Suppo também busca a permanência do campeão de 2020 Joan Mir, que não esconde a sua insatisfação por não ter vencido nenhuma corrida em 2021. O espanhol tem sido especulado em outras equipes, como a Repsol Honda. A temporada 2022 inicia em 6 de março no Catar.