Brad Binder venceu hoje (29) a Sprint Race do GP da Espanha de MotoGP em Jerez. As KTM dominaram a corrida curta e o sul-africano garantiu a vitória com uma ultrapassagem decisiva sobre Jack Miller na penúltima volta.
Com o sol a pino e o asfalto com mais de 50 graus de temperatura em Jerez, todos sabiam desde o início que essa seria uma corrida dura. E assim foi, tanto que a Sprint Race teve duas largadas. Na primeira, Miller (KTM) tomou a ponta, mas logo na terceira curva, acidente quádruplo envolvendo Franco Morbidelli (Yamaha), Augusto fernandez (GasGas), Alex Marquez (Ducati) e Marco Bezzecchi (Ducati).
Felizmente todos escaparam ilesos e puderam estar no grid novamente para a segunda largada. Dessa vez foi Binder quem tomou a ponta do pole position Aleix Espargaró, que largou mal e recuou para quinto, atrás de Miller, Jorge Martin (Ducati) e Pecco Bangnaia (Ducati). Mais atrás, Miguel Oliveira (Aprilia) superava o convidado especial, Dani Pedrosa (KTM).
Binder liderava, mas não por muita vantagem. Na terceira volta, seu companheiro Miller conseguiu tomar a ponta na famosa curva Ducados enquanto Bagnaia passava Martin para tomar-lhe a terceira posição. Enquanto isso, o ritmo intenso fazia as primeiras vítimas. Alex Márquez (Ducati) e Takaaki Nakagami (Honda) foram os primeiros a cair.
Na metade da corrida encurtada para 11 voltas devido ao acidente inicial, Miller, Binder, Bagnaia e Martin abriam uma pequena vantagem sobre Espargaró, Oliveira e Pedrosa. Mais atrás, vinham Johann Zarco (Ducati), Maverick Vinales (Aprilia) e a dupla da VR46, Luca Marini e Marco Bezzecchi brigando muito entre si. Fabio Quartararo (Yamaha), que largara apenas em 16º, vinha em 12º.
O próximo a cair foi Aleix Espargaró, quando era quinto. Na volta seguinte foi a vez de Joan Mir (Honda) quando brigava apenas pelas últimas posições. O espanhol, no entanto, ainda conseguiu retornar. Todos os acidentes aconteciam da mesma maneira, com o piloto perdendo o controle da frente da moto.
Nas últimas voltas, Binder começou a se reaproximar de Miller. O sul-africano tentou passar o australiano na freada da reta oposta tomando o troco. Na volta seguinte, ele tentou novamente e dessa vez deu certo, estabelecendo-se novamente na liderança para não mais perdê-la.
Na última volta, Miller, acossado por Bagnaia, acaba passando do ponto na freada da reta oposta e permitiu a ultrapassagem do italiano, que cruzou a linha de chegada em segundo, 0s428 atrás do vencedor Binder. Martin foi o quarto e Oliveira o quinto, resistindo aos ataques de Pedrosa, o sexto.
Viñales conseguiu superar Zarco nas últimas voltas para encerrar em sétimo, o mesmo acontecendo com Bezzecchi sobre Marini, nono e décimo, respectivamente. Quartararo ficou mesmo em 12º e Alex Rins, como a melhor Honda em 13º. Substituto de Marc Márquez, Iker Lecuona chegou inteiro ao final em 18º.
GP da Espanha – Sprint Race
- Brad Binder, KTM, 11 voltas em 18:07.055
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,428 seg
- Jack Miller, KTM, + 0,680
- Jorge Martin, Ducati, + 0,853
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,638
- Dani Pedrosa, KTM, + 1,738
- Maverick Viñales, Aprilia, + 3,248
- Johann Zarco, Ducati, + 3,380
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 5,711
- Luca Marini, Ducati, + 7,015
- Fabio Di Giannantonio, + 7,174
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 7,467
- Alex Rins, Honda, + 9,867
- Raúl Fernández, Aprilia, + 11,550
- Stefan Bradl, Honda, + 15,455
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 15,849
- Augusto Fernández, KTM, + 15,969
- Iker Lecuona, Honda, + 25,356
- Jonas Folger, KTM, + 25,530