Um fim de semana de sol ininterrupto atraiu dezenas de milhares de fãs para as estradas da Irlanda do Norte a fim de acompanhar o último dia de corridas da North West 200 ontem (11). Michael Dunlop, Davey Todd e Richard Cooper levaram vitórias.
Nada menos do que seis corridas entreteram a multidão no sábado. A primeira foi a Supertwins, para motos de média cilindrada de até dois cilindros. Richard Cooper (Jack Reid Cars/KMR Kawasaki) conquistou a vitória, 0s2 à frente de Adam McLean (Flitwick Motorcycles/SMV Yamaha). O veterano Jeremy McWilliams (JMcC Racing Aprilia) completou o pódio 8s056 atrás.
A próxima foi a corrida da classe Superbike, que terminou em controvérsia depois que Michael Dunlop (MD Hawk Racing BMW) foi declarado vencedor à frente da dupla da 8Ten Racing BMW, Davey Todd e Peter Hickman. Dunlop disputava a liderança na primeira volta com eles quando ambos perderam a entrada da chicane Mather. Hickman tentou parar na área de parada, mas Dunlop continuou.
Embora uma penalidade de dez segundos tenha sido inicialmente imposta à Dunlop, ela não se manteve e o piloto local ficou com a vitória depois de marcar a volta mais rápida da corrida, com
125,539 mph. “Foi uma boa corrida, mas os outros pilotos estão reclamando”, disse Dunlop. “Optei por seguir reto por questões de segurança, não ganhei vantagem.”
Todd e Hickman tinham uma visão diferente: “Para mim, eu venci a corrida, mas é o quintal dele, não é?”, disse Todd, que revelou ter problemas mecânicos com sua M1000RR. “É muito simples: se você passar na chicane, você para na área de parada, caso contrário, você recebe uma penalidade de dez segundos”, disse Hickman, que se recusou a subir ao pódio.
A próxima corrida foi a da Supersport. Programada para ter quatro voltas, foi interrompida com bandeira vermelha na metade da distância após um incidente na curva Church. Richard Cooper (BPE/Russell Racing Yamaha) venceu por meros 0s140 à frente de Dean Harrison (Honda Racing UK), com Michael Dunlop em terceiro lugar na Milwaukee Ducati.
Davey Todd (Milenco Padgetts Honda), Peter Hickman (Trooper Beer/PHR Triumph) e Alastair Seeley (CD Racing by MSS Performance Kawasaki) completaram os seis primeiros, enquanto Jeremy McWilliams escapou ileso de um acidente na Mill Road.
A seguir, a corrida da classe Superstock viu uma batalha igualmente intensa, com menos de um segundo cobrindo os três primeiros pilotos, Davey Todd (8TEN Racing), Dean Harrison (Honda Racing) e Peter Hickman (8TEN Racing) na bandeirada de chegada.
Alastair Seeley (SMS/Nicholl Oils BMW) terminou em quarto, 6,792 segundos atrás, enquanto um revigorado Ian Hutchinson conquistou o quinto lugar com a BMW M1000RR da MLAV Racing. Paul Jordan completou os seis primeiros com a Honda CBR1000RR-R da Jackson Racing.
Richard Cooper e Adam McLean renovaram sua rivalidade na segunda corrida da Supertwins. McLean liderou na primeira volta antes de colidir com Cooper na chicane Juniper na terceira volta. Isso deixou Paul Jordan (Jackson Racing by Prosper2 Aprilia) na liderança conquistando sua primeira vitória na NW200, com Michael Sweeney (MSR Aprilia) em 2ª e Barry Furber (DC Autos Yamaha) em 3ª.
O evento chegou ao fim com a segunda corrida da classe Superbike. Dunlop, Todd, Hickman, Harrison e Seeley reacenderam suas rivalidades na principal disputa da noite. Hickman abandonou na primeira volta, deixando o quarteto restante batalhando nas três voltas seguintes, antes de Dunlop também abandonar na quarta volta, na chicane de Mather.
Todd e Harrison estavam disputando palmo a palmo a liderança quando bandeiras vermelhas apareceram na quinta volta, após um piloto cair na Quarry Hill. O piloto, que sofreu ferimentos sem risco de morte, foi tratado na pista antes de ser levado ao hospital.
Como o grupo líder já havia completando dois terços da distância, Todd ficou com a vitória com 0s398 à frente de Harrison, enquanto Alastair Seeley subiu ao pódio em seu retorno à competição, em terceiro. Ian Hutchinson (MLAV Racing BMW), Josh Brookes (Jackson Honda Racing by Prosper2) e John McGuinness (Honda Racing) completaram os seis primeiros.