Mais uma vez foi flagrado em testes um protótipo Royal Enfield que tem tudo para ser a nova Himalayan 650. O estado avançado do projeto indica que o lançamento não deve demorar muito mais.
O flagra da revista alemã Motorrad revela uma motocicleta com um chassi totalmente redesenhado para acomodar o novo motor, que parece ser o mesmo dois cilindros em linha de 649 cm³ que embala os modelos Interceptor e Continental GT desde 2017.
Trata-se de um motor de concepção moderna, com duplo comando, refrigeração líquida e ordem de acionamento dos pistões a 270º. Nas gêmeas, ele rende 48 cv a 7.450 rpm e 52 Nm de torque máximo a 5.150 rpm, bem no limite permitido pela categoria de habilitação A2 européia.
Essa não é a primeira vez que vemos o protótipo da Himalayan 650 em ação. Em agosto, ele já havia sido flagrado com camuflagens em torno do tanque de combustível. Agora, a motocicleta já roda sem disfarces, evidenciando o design escolhido, que lembra a Husqvarna Norden 901.
Nitidamente mais parruda e premium que a 450, a Himalayan 450 conta com rodas raiadas de 19 e 17 polegadas com pneus mais largos, protetor de cárter de alumínio, bengalas invertidas e freios com pinças ByBre, segunda linha Brembo.
Outros detalhes interessantes são a anotação no braço oscilante que diz “chain slack” o que pode ser traduzido como o ângulo de folga da corrente para cima e para baixo e a protuberante ponteira de escapamento em inox no lado direito com um acabamento bem melhor do que em agosto.
Vários protótipos Royal Enfield são flagrados seguidamente em testes pelas estradas indianas, o que demonstra o investimento da empresa em seu setor de Pesquisa e Desenvolvimento. Embora, isso não envolva para eles o mesmo nível de gastos como os de outras marcas, como a KTM.
Fiel à sua filosofia tradicional e conservadora, as motos Royal Enfield quase sempre são construídas em estruturas simples de aço estampado e com métodos comprovados, o que economiza tempo e dinheiro quando comparado a materiais compósitos e inovadores de outras fabricantes.
Isso significa que os materiais são mais facilmente intercambiáveis e que o tempo de desenvolvimento é consideravelmente reduzido, de modo que o lançamento pode acontecer mais rápido do que a média. Logo, a apresentação da Himalayan 650 pode acontecer ainda em 2025.