Foram flagrados em testes dois protótipos Royal Enfield que tem tudo para serem as versões de 650cc dos modelos Classic 350 e Scram 411. A marca indiana pretende expandir sua linha de médias.
Apresentadas originalmente em 2017, as médias Interceptor 650 e Continental GT 650 estrearam uma nova plataforma, um motor de dois cilindros em linha (com virabrequim a 270º) que desenvolve 48 cv a 7.250 rpm, bem no limite da categoria de condução A2 europeia.
De lá para cá, a a linha cresceu com a chegada dos modelos Super Meteor 650 e Shotgun 650. Mas, sem dúvida, a Royal Enfield deve extrair mais suco desse propulsor, em busca de diversificar e ampliar cada vez mais o seu público tradicionalista.
Nas fotos divulgadas pelo site indiano Rushlane, podemos ver a Classic 650 tem o seu quadro diretamente derivado da Shotgun 650. Já a Scram 650 parece ter a sua estrutura vindo da Interceptor 650, com geometrias diferentes, já que as propostas são diferentes.
Enquanto a Interceptor e Continental GT flertam com a esportividade, a tendência é de que a Classic 650 tenha uma postura mais relaxada como a sua homônima de 350cc. Já a Scram 650, com seus pneus borrachudos, suspensão e guidão elevados, brinca com o Off-Road.
A instrumentação segue o padrão da marca, ou seja, um mostrador redondo com velocímetro ou conta-giros analógico e todas as demais informações necessárias reunidas em uma tela de LCD bem convencional, como todas as motos eram há 15 anos.
Como são variações muito simples de fazer, focadas apenas no estilo e na ciclística, sem mudanças internas no funcionamento do motor, tanto a Shotgun 650 como a Scram 650 devem ser apresentadas individualmente sem muita demora, o que pode acontecer nos próximos meses.