Documentos de homologação nos EUA denunciam a chegada de uma nova Ducati Panigale V4R para 2026. A versão do WorldSBK da motocicleta deve ser completamente diferente do resto da linha.
Com a renovação da Panigale V4 convencional no modelo 2025 — incluindo um chassi novo, braço oscilante duplo e aerodinâmica revisada — a Panigale V4R, versão de homologação da moto para o WorldSBK (com motor reduzido para 1000cc), está um passo atrás.
A V4R existente já foi retirada da linha em alguns mercados (você não a encontrará listada nos sites europeus da empresa) e seu estilo e chassi estão vinculados à geração anterior. Isso por si só já é uma indicação bem sólida de novidades à caminho.
Agora, no entanto, a imprensa norte-americana descobriu documentos de decodificação da Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA) contendo o código VIN da Panigale V4R 2026, que parece ter menos em comum com a Panigale V4 convencional.
VIN é uma abreviação em inglês para Veichle Identification Number, ou seja, popularmente conhecido como o número do chassi do veículo. Nessa caso, trata-se de um código alfanumérico de 17 dígitos, com cada caractere tendo um significado específico.
Os três primeiros caracteres são o código do fabricante: “ZDM” para Ducati Motor Holding, “ML0” para Ducati Motor (Tailândia), por exemplo. O quarto é a linha de modelos, de “A” para Multistrada a “X” para DesertX , embora faltem algumas letras ao longo do caminho.
A quinta posição é o tipo de moto e será “A” para todas as Ducati, exceto uma, a nova Desmo450 que recebeu um “D” nesse ponto. Mas é a sexta letra que necessita nossa atenção aqui. É a que define a linha do modelo da moto à qual o VIN está anexado.
A letra “F”, por exemplo, seria uma Scrambler, “K” significa Streetfighter V4 e, no passado, “G” significava todas as versões da Panigale V4, incluindo a R. Para 2026 isso muda, com a V4 R designada pela letra “P” (que não era usada anteriormente) como sua designação de linha de modelo de sexto caractere.
Isso significa que a nova Panigale V4R será distinta o suficiente de todas as outras versões da Panigale V4 para justificar uma designação de linha separada. Além do motor de 1000cc (para atender ao regulamento do WorldSBK), o modelo poderá vir com um quadro diferente, entre outras coisas.
A Panigale V4 irrompeu a cena em 2017 trazendo muitos das máquinas anteriores de MotoGP. Sua versão V4R era simplesmente ainda mais próxima. Ao que tudo indica, a próxima geração será mais próxima do que nunca de um protótipo de competição. O lançamento é no fim do ano.