A equipe oficial Yamaha apresentou hoje (4) a sua formação para temporada 2022 de MotoGP. O campeão Fabio Quartararo agora tem ao seu lado Franco Morbidelli, que também espera brigar pelo título.
Quartararo e Morbidelli foram companheiros na agora extinta equipe satélite Petronas SRT entre 2019 e 2020. O francês foi melhor no primeiro ano, mas o italiano respondeu no segundo com o vice-campeonato. Sua chegada ao time oficial aconteceu graças à demissão de Maverick Viñales em meados do ano passado.
“Estou animado para começar a nova temporada e começar a pilotar e melhorar. Conquistamos o título no ano passado, e isso é ótimo. Ninguém pode tirar isso de mim, mas a partir do primeiro dia de pilotagem, nada disso importa mais. O título está atrás de nós agora, devemos nos concentrar no campeonato deste ano“, disse Quartararo. “No ano passado, quase não fizemos nenhum teste de pré-temporada devido à pandemia. Este ano já tenho um ano de experiência com a equipe de fábrica, por isso sabemos trabalhar bem em conjunto. Conhecemos nossos pontos fortes e onde podemos melhorar, então isso ajudará durante os testes em Sepang e Mandalika.”
Para Morbidelli, a temporada 2022 é encarada quase como um recomeço do zero. O italiano precisou se ausentar de cinco etapas em 2021 para realizar uma cirurgia no joelho esquerdo. Quando voltou já estava em outra equipe, a oficial. Agora, melhor recuperado, espera fazer um trabalho melhor.
“O ano passado foi sobre mostrar força mental enquanto trabalhava para melhorar minha força física. Não foi fácil voltar após a cirurgia no joelho, mas o trabalho que fiz será benéfico para mim no início desta temporada“, disse Franco. “Já temos alguns dados para trabalhar e já estou familiarizado com a moto e a equipe. Sempre tive uma boa sensação com a Yamaha, mas esta M1 é tão suave. Mal posso esperar para começar a pilotar a moto de 2022 agora que meu joelho está em melhores condições. Estou muito interessado em ver como nosso progresso continuará. Também estou ansioso para ver toda a equipe novamente nos testes. A atmosfera foi muito boa no ano passado, então vamos ver quais passos podemos dar durante os testes de inverno.”
Em termos técnicos, a Yamaha optou pela continuidade. O patrocinador principal continua a ser a Monster Energy com a pintura praticamente inalterada. O diretor geral continua ser Lin Jarvis. Inclusive Cal Crutchlow renovou seu contrato como piloto de testes e já está em serviço no circuito de Sepang. Os titulares entram na pista amanhã (5).