Confirmando os boatos que aconteceram no GP da Holanda, no último final de semana, Maverick Viñales e a Yamaha anunciaram hoje (28) o rompimento de seu compromisso ao final do ano. O contrato ainda tinha um ano de validade.
Após vencer a etapa de abertura da temporada 2021 no Catar, Viñales nunca mais conseguiu superar o companheiro de equipe Fábio Quartararo, exceto em testes e treinos. A gota d’água para o espanhol parece ter sido o GP da Alemanha onde chegou em 19º e último, enquanto o francês foi terceiro.
“Essa parceria tem sido muito significativa para mim nos últimos cinco anos e foi uma decisão difícil de me separar“, disse Viñales em seu comunicado. “Nessas temporadas juntos, vivemos grandes conquistas e tempos difíceis. No entanto, o sentimento subjacente é de respeito e apreciação mútuos. Estou totalmente empenhado e tentarei alcançar os melhores resultados no resto da temporada“, garantiu.
“É com tristeza que nos despediremos de Maverick no final do ano. Estamos no meio de nossa quinta temporada juntos e ao longo dos anos alcançamos muitos pontos altos, mas também tivemos que administrar muitos pontos baixos“,
destacou o gerente da equipe, Lin Jarvis. “Depois do GP da Alemanha, que foi o fim de semana mais difícil da nossa parceria, tivemos importantes discussões em Assen e concluímos que seria do interesse de ambas as partes seguir caminhos separados no futuro. A Yamaha vai fazer o seu máximo esforço – como sempre fizemos – para dar todo o apoio à Maverick e terminar esta época da melhor maneira possível.“
Depois de duas temporadas de destaque na Suzuki, Viñales chegou à Yamaha em 2017 com badalação para substituir Jorge Lorenzo. Seu começo foi arrasador, vencendo três das quatro primeiras corridas do ano. Depois não conseguiu manter o ritmo perdendo o título para Marc Márquez e o vice para Andrea Dovizioso. Seu desempenho piorou nos anos seguintes.
Viñales já tem fama de explosivo e tempestuoso. Em 2012, quando ainda estava na Moto3, o espanhol recusou-se a disputar a etapa que decidiria o título daquela temporada alegando não ter moto em condições. O piloto se sagraria campeão no ano seguinte. Em 2019, já na Yamaha, Maverick dispensou os serviços de Ramon Forcada, conhecido como um dos melhores engenheiros de corrida da história da MotoGP.
Esse ano, o primeiro ao lado de Fabio Quartararo, Viñales voltou a dar sinais de destempero. Durante o GP da França, o espanhol ficou muito insatisfeito com o comportamento dos comissários de prova e até de seus fãs, excluindo sua conta no Twitter. No mês passado trocou novamente de engenheiro, passando a trabalhar com Silvano Galbusera, ex de Valentino Rossi.
Durante o GP da Holanda o boato era de que Viñales romperia com a Yamaha para assinar com a Aprilia. A marca de Noale está trabalhando bastante para tornar sua motocicleta mais competitiva (inclusive realizando testes com Andrea Dovizioso) e também busca um piloto de ponta para conquistar seus primeiros pódios na MotoGP.