A equipe Yamaha de MotoGP e Fabio Quartararo anunciaram hoje (2) a renovação de sua parceria por mais duas temporadas. O francês campeão mundial de 2021, portanto, fica na marca dos diapasões até pelo menos o fim de 2024.
Quartararo começou o ano com muitas críticas à Yamaha pela falta de desenvolvimento que observou na motocicleta durante a pré-temporada. Após sete etapas, no entanto, o francês está na liderança do campeonato e suavizou o discurso. O piloto de 23 anos vem de uma segunda posição no GP da Itália em Mugello.
“Estou muito feliz em anunciar a todos vocês que vou ficar com a Yamaha por mais dois anos. No passado, subi para a MotoGP com a Yamaha e depois para a equipe de fábrica era óbvio. A Yamaha acreditou em mim desde o início, e isso é algo que eu não tomo de ânimo leve. Mas dito isso, esse novo acordo foi uma grande decisão. Estou em um ótimo ponto da minha carreira, então levei um pouco mais de tempo para tomar essa decisão tenha certeza“, disse Quartararo.
“Acredito no projeto da Yamaha MotoGP e sinto que eles estão realmente motivados. E agora que confirmamos oficialmente nossa decisão de continuar neste caminho juntos, podemos nos concentrar totalmente na temporada atual. Quero dizer ‘Obrigado!’ para as pessoas ao meu redor, que sempre me ajudam e me apoiam, bem como para os fãs que estão torcendo por mim. Eu realmente aprecio todo o apoio“, completou.
Quartararo já soma seis vitórias e 14 pódios desde que entrou para a equipe oficial no início de 2021 com a missão de substituir Valentino Rossi. Mas, com exceção do francês, a marca dos diapasões atravessa uma fase difícil, com a perda da equipe satélite RNF Racingp para a Aprilia e os outros pilotos ocupando apenas as últimas posições.
“Estamos muito felizes por termos chegado a um acordo com Fabio para continuar com a equipe em 2023 e além“, disse o diretor da Yamaha, Lin Jarvis. “Trouxemos Fabio para a equipe de fábrica no ano passado sabendo que ele é um talento especial, mas ele até superou nossas expectativas. Não se costuma encontrar um piloto do seu calibre assim“.
“Com Fabio sabemos que ele sempre dará 100% de seu melhor esforço, e garantimos a ele que a Yamaha fará o mesmo e vamos investir em desenvolvimentos futuros para que juntos possamos lutar pelo título nos próximos anos“, garantiu. Em 2023, a Yamaha terá apenas duas motos no grid. Franco Morbidelli já está garantido.