A quarta cirurgia no braço direito de Marc Márquez foi realizada ontem (2) nos Estados Unidos com sucesso. O octacampeão agora já está no processo de recuperação, que ainda não tem um prazo certo.
Márquez (Repsol-Honda) desembarcou em Rochester, no estado norte-americano de Minnesota, onde está a Clínica Mayo, considerada uma das melhores do mundo no segmento, na última terça-feira (31). A cirurgia foi realizada na manhã de quinta-feira (2) e durou aproximadamente três horas.
“Apesar da complexidade da intervenção, o resultado final foi satisfatório“, disse o cirurgião responsável, Dr. Sánchez Sotelo. “A cirurgia consistiu na extração dos 2 parafusos da placa posterior anteriormente colocados pelo Dr. Samuel Antuña em dezembro de 2020, seguida de uma osteotomia rotacional do úmero. Este procedimento consiste em fazer um corte transversal do úmero para girá-lo ao longo de seu eixo.“
Márquez vinha se queixando de uma rotação excessiva no braço lesionado no GP da Espanha de 2020. Como consequência, o ombro estava ficando sobrecarregado gerando grande desconforto. A nova intervenção tem como objetivo limitar o movimento do osso de maneira mais natural possível.
“A quantidade A rotação externa realizada hoje foi de aproximadamente 30 graus. O úmero foi estabilizado na nova posição por uma placa anterior com vários parafusos. A cirurgia foi concluída sem incidentes. Desejamos a Marc Marquez uma rápida recuperação e um retorno bem sucedido ao seu carreira profissional“, completou Sotelo.
“Olá a todos! Muito obrigado pelas mensagens de incentivo que estou recebendo! A operação correu bem e aos poucos estou me sentindo melhor! Quero agradecer ao Dr. Joaquín Sánchez Sotelo e toda a sua equipe pelo excelente trabalho“, disse Márquez em suas redes sociais na manhã dessa sexta-feira (3).
Recuperação que ainda não tem um prazo certo. Entretanto, Márquez, que está acompanhado por seu fisioterapeuta de confiança, Carlos J. García nos EUA, tem se mostrado bem humorado nas redes sociais. É bastante possível que o octacampeão só seja visto nas pistas novamente em 2023.