Sem vaga para a temporada 2020 da MotoGP, Karel Abraham é um dos pilotos mais cotados para substituir Andrea Iannone na Aprilia. O italiano enfrenta o resultado positivo de um teste antidoping.
Iannone teve a sua licença de pilotagem suspensa na semana passada após a divulgação de um teste antidoping realizado no GP da Malásia, em novembro. A defesa do italiano solicitou que uma amostra B fosse analisada e o resultado sai em 7 de janeiro.
Caso o doping de Iannone seja definitivamente comprovado, o piloto de 30 anos está fora da temporada 2020 em uma pena que pode chegar a quatro anos. Por isso, a Aprilia já procura por um substituto para os próximos testes pré-temporada, pelo menos.
O substituto natural de Iannone é o piloto de testes da Aprilia, Bradley Smith. No entanto, o britânico também compete na MotoE, e a participação em duas categorias distintas no mesmo final de semana é não é permitida pela categoria.
Com quase todos os pilotos de contrato assinado para 2020, uma das poucas opções disponíveis é Karel Abraham. O checo de 29 anos competiu pela Avintia Racing esse ano, mas teve que ceder seu lugar para a chegada de Johann Zarco, via Ducati.
De acordo com os alemães do Speedweek, a Aprilia já entrou em contato com Abraham para os testes coletivos de Sepang entre 7 e 9 de fevereiro. Este também confirmou o contato enquanto estava de férias. Os desdobramentos dessa história não devem demorar a acontecer.