Apesar de ter sido mais de meio segundo mais rápido do que Valentino Rossi hoje (16), nos treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP, Jorge Lorenzo sabe que o rival tem as habilidades necessárias para virar o jogo e vencer.
Lorenzo, que está a 18 pontos de Rossi no campeonato lembrou que Rossi venceu em Phillip Island no ano passado e pode ganhar as três etapas restantes da temporada. Mas, acha que não será uma corrida fácil para ninguém.
“Eu acho que Valentino não só pode ganhar essa corrida, mas todos as três que faltam. Ele tem o potencial para o fazer. É resistente o suficiente, é um lutador e pode ganhar sempre. Ele venceu em 2014… Assim não precisamos ir longe, se quisermos avaliar o seu potencial. Mas não vai ser fácil para Valentino nem para qualquer outra pessoa vencer esta corrida. Nem para Márquez nem para mim, nem para Pedrosa e Valentino.” (Jorge Lorenzo)
O espanhol treinou hoje com uma Yamaha M1 equipada com as asas introduzidas no GP de Aragón. Ao contrário de Rossi, Lorenzo disse que elas fazem diferença. “Sim, você pode mantém a roda dianteira mais em contato com o solo, graças à pressão“, explicou. “Ao mesmo tempo, você perde um pouco de velocidade máxima. É difícil entender qual é o melhor compromisso. Ainda não sei se vou usá-las no sábado e domingo“.
O bicampeão afirmou que a pista estava muito escorregadia hoje e teve problemas de aderência no pneu traseiro. Lorenzo disse que Márquez apresentou um ritmo muito semelhante ao seu, um fator que o preocupa: “Espero que ele não seja muito forte, caso contrário pode terminar na minha frente. Vai ser interessante“, afirmou.