Danny Kent garantiu marcou hoje (17) a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de Moto3, no circuito de Phillip Island. O inglês conquistou a posição de honra após estabelecer o tempo de 1min36s180, colocando 0s3 para John McPhee e Miguel Oliveira. Logo após o treino, no entanto foi punido com seis posições.
A primeira sessão classificatória para o Grande Prêmio da Austrália começou com céu azul, e a baixa temperatura de 15 graus em Phillip Island. Entretanto, na pista a temperatura foi quente desde o início, com todos os pilotos disputando cada centímetro de asfalto.
Phillip Oettl começou na frente, com 1min38s244. Mas, rapidamente os tempos começaram a cair. Kent, logo mostrou que não estava afim de ficar para trás, baixando para 1min38s025. Contudo, Brad Binder e Oliveira o superam, antes de um surpreende McPhee marcar 1min36s914 e ser o primeiro a ficar abaixo de 1min37.
A pista estava tão congestionada que Niccolò Antonelli, Francesco Bagnaia e Remy Gardner acabaram colidindo. Enquanto Binder encostava sua moto com problemas mecânicos, Jorge Navarro pegava a ponta com 1min36s757. Nesse meio tempo, Kent havia caído para décimo e Enea Bastianini, seu rival mais próximo na briga pelo título vinha apenas em 14º.
Após uma pequena pausa, todos voltaram à pista quando faltavam apenas oito minutos para o final. Navarro melhorou ainda mais, com 1min36s705 e parecia ter a pole garantida. Mas, McPhee surpreendeu novamente ao estabelecer 1min36s540, uma marca que também parecia impossível de ser batida.
Kent deixou o cronômetro estar zerado para realizar sua melhor volta, marcando 1min36s180 em meio à um tráfego intenso. McPhee ficou em segundo e Oliveira, graças à uma melhora no final garantiu seu lugar na primeira fila. Efren Vasquez ficou em quarto, à frente de Navarro em quinto e Romano Fenati em sexto.
Kent punido
Logo após o término da classificação, no entanto, a direção de prova avisou que Kent seria punido com a perda de seis posições no grid de largada por pilotagem inadequada no treino livre da manhã (TL3).
O inglês praticou a famosa “carona”, ou seja rodou lento pela pista para se aproveitar do vácuo de um concorrente, uma atitude que está se tornando cada vez mais comum (e cada vez mais passível de punição) na Moto3. O grid atualizado para a corrida você confere aqui.