A KTM apresentou hoje (17) no Salão de Milão, na Itália uma motocicleta completamente nova, a 1290 Super Duke GT. Combinando dirigibilidade esportiva, com conforto para longas viagens, o modelo será o representante da marca austríaca no segmento conhecido como “crossover”.
O lançamento da 1290 Super Duke GT já era esperado desde o ano passado, já que a moto foi espionada várias vezes em testes. No mês passado, a própria KTM confirmou sua chegada, mas essa é a primeira vez que a vemos completamente finalizada.
A 1290 Super Duke GT utiliza o mesmo motor da 1290 Super Duke R, ou seja: 1301 cm³, dois cilindros em V, inclinados a 75º, capaz de render cerca de 175 cv e 14,65 kgf.m de torque. Contudo, mesmo com a mesma base, o propulsor passou por mudanças para oferecer uma entrega de potência adequada para seu novo segmento.
A KTM explicou que virabrequim, cabeçote, câmaras de combustão, tempo de abertura das válvulas e remapeamento da injeção foram foram mexidos. Como consequência, a potência máxima é atingida a 9.500 rpm ao invés de 8.865 e o torque já está inteiramente disponível à 6.750 rpm, 1000 rotações por minuto antes da Super Duke R.
Como toda KTM, a tecnologia é farta, oriunda da big trail, 1290 Super Adventure. As suspensões (da marca WP) são semi-ativas, podendo ser reguladas em três modos: ‘Comfort’, ‘Street’ e ‘Sport’ em tempo real, ou seja, em movimento. Além disso, tudo é controlado por uma unidade que constantemente avalia as condições da pista, monitorando a pressão nos amortecedores e o ângulo de inclinação.
Como se não bastasse, a 1290 Super Duke GT também vem equipada com vários modos de pilotagem (com uma opção ‘Supermoto’), assim como o controle de tração e o ABS (que pode ser desligado). Há também Quick Shifter para não fazer feio em disputas com superbikes.
Os recursos eletrônicos são infindáveis. Como se trata de uma motocicleta pensada para longas viagens, não surpreende a presença de um cruise control, assim como manoplas aquecidas, sistema de monitoramento dos pneus, luzes indicando a inclinação e até setas que se desligam sozinhas.
Os freios também são de primeira. São dois discos de 320 milímetros com pinças de quatro pistões na dianteira, enquanto que atrás o disco único possui 240 mm, com pinça única. Tudo da Brembo, naturalmente. Os pneus são Pirelli Angel GT.
A KTM disse que a 1290 Super Duke GT pesa 205 kg a seco e 228 kg quando seu tanque de 23 litros está completamente abastecido, a melhor relação peso/potência da categoria, afirmam. Os austríacos não revelaram os preços, mas o objetivo é concorrer com a BMW S1000XR, Triumph Tiger 1200 Sport e Ducati Multistrada.
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