Essa novidade você pode dar como certa: em breve teremos uma KTM 390 Adventure nas ruas. Enquanto isso não acontece, fique com as fotos dos protótipos que estamos coletando. Essa é a mais nova.
A imagem acima foi veiculada pela imprensa italiana e, segundo eles, o protótipo foi flagrado rodando próximo à fábrica da Bajaj Auto, na Índia. A marca é parceira da KTM no setor de montagem e distribuição para o sudeste asiático.
Assim como nos outros flagras que podem ser conferidos aqui e aqui, a versão aventureira da 390 Duke possui um design claramente inspirado nas irmãs maiores, como a 1190 Adventure e a 1290 Super Adventure. Apesar do disfarce da camuflagem, o tanque de combustível parece maior.
Nesse novo registro podemos ver melhor o novo assento preparado pela KTM, mais largo e confortável para piloto e garupa. O protótipo está totalmente equipado com acessórios, como suportes de baú e alforjes, protetor de motor e de cárter. O para-brisa é curiosamente pequeno.
Aparentemente, o modelo virá com rodas de liga leve de 19 e 17 polegadas, as mesmas medidas da Honda Bros, por exemplo. Isso afugentaria os mais interessados no Off-Road, mas os pneus utilizados em todas as fotos indicam que a KTM está preocupada em também oferecer um desempenho razoável fora do asfalto.
Naturalmente nenhuma palavra foi dita sobre o motor, que na 390 Duke rende aproximadamente 44 cv a 9.500 rpm e 3,06 kgf.m de torque a 7000 rotações. Mas podemos esperar um comportamento suavizado na Adventure, talvez com o pico de potência chegando mais cedo, aos 8.000, graças a uma relação de transmissão mais longa.
A quantidade de vezes que o protótipo está sendo flagrado indica que a KTM está trabalhando pesado para deixar a 390 Adventure pronta o quanto antes. O que sugere que devemos vê-la finalizada no Salão de Milão, em novembro desse ano.