A Kawasaki Motores do Brasil confirmou ontem a noite (22) a vinda da Ninja ZX-4R ao Brasil no segundo semestre. A esportiva de 400cc, com motor de quatro cilindros em linha, foi recém lançada no exterior.
Apresentada no ano passado na Europa, a Ninja ZX-4R é uma versão com maior deslocamento volumétrico da Ninja ZX-25R, com 250cc, introduzida no mercado asiático em 2019. Totalmente esportiva, seu grande chamariz é mesmo o motor de quatro cilindros em linha capaz de girar até 15.000 rpm.
Esse motor, com o diâmetro e o curso dos pistões aumentados para 57×39,1 mm é capaz de entregar 80 cv a 15.000 rpm, bem mais do que os 50 cv da Ninja ZX-25R e os 44 cv da Ninja 400 bicilíndrica, disponível no Brasil. Essa potência no entanto, só é atingida nos giros mais altos.
Praticamente uma ZX-6R em miniatura, a ZX-4R monta garfos invertidos Showa BFRC-lite com funções separadas para cada tubo (os mesmos da Honda CBR650R) e balança de alumínio. Os freios são dois discos semi flutuantes dianteiros de 290 mm e outro de 220 mm na traseira com pinças radiais.
No cockpit, o piloto encontra dois semi-guidões, bem baixos, e um painel digital TFT com conexão com o smartphone. Há quatro modos de pilotagem (um deles configurável), 9 opções de controle de tração, quickshifter com autoblipper, indicador de marcha e cronômetro de volta.
Com tantos detalhes premium, era de se esperar que a Ninja ZX-4R não viria barata. A Kawasaki do Brasil informou que trará apenas a versão topo de linha, SE, com previsão de chegada às concessionárias brasileiras em outubro por cerca de R$ 55.990. Preço que ainda pode ser reajustado.