A Honda anunciou ontem (24) a volta de um ícone. Depois de embalar uma geração de adolescentes nas décadas de 1960 e 1970, a mini-moto conhecida como “Monkey” está de volta com a graça de sempre e alguns avanços da tecnologia, como injeção eletrônica e freios ABS.
Lançada originalmente em março de 1964 como Z50M (graças ao motor monocilíndrico de apenas 50cc), a Monkey (também conhecida como “Gorilla” em alguns mercados) ganhou esse apelido pela sensação que causava ao pilotá-la, graças às suas diminutas dimensões que faziam você se sentir um verdadeiro primata sobre ela.
Reprojetada para 2018, a motinho manteve o mesmo ar clássico, mas com uma mecânica moderna. O motor, por exemplo, é o mesmo monocilíndrico refrigerado a ar de outra minimoto, a MSX125 Grom, capaz de produzir 9,5 cv e um torque de 1,11 kgf.m.
O câmbio também é convencional, com quatro marchas ao invés de três do modelo original e sem a conhecida “embreagem centrífuga”. O chassi, como era de se esperar, é do tipo tubular de aço, com um braço oscilante oval. O peso é de apenas 107kg e o assento está a 776mm do solo.
A Honda decidiu não ressussitar os carburadores, equipando a nova Monkey com um moderno sistema de injeção eletrônica PGM-FI, semelhante ao resto da linha. Freios com ABS vêm de fábrica, assim como luzes e piscas de LED. O painel, embora seja cromado e circular, é do tipo digital em LCD.
Eis a parte mais interessante: a Honda colocou uma centralina eletrônica na Monkey. Isso foi necessário devido ao baixo peso e entre-eixos muito curto da motocicleta, que permite que a dianteira e a traseira levantem com mais facilidade que o normal. O tanque tem 5,6 litros de capacidade e as rodas são de 12 polegadas.
A Monkey 125 será comercializada primeiramente na Europa, continente com uma grande demanda por motos retrô e clássicas, nicho que a Honda ainda está tateando se comparado com BMW, Ducati e principalmente Triumph e sua vasta linha Bonneville. A minimoto será disponibilizada nas cores amarela/branca, vermelha/branca e preta/branca. O preço ainda não foi divulgado.