A Ducati apresentou hoje (5), no Salão de Colônia, o modelo 2025 da Multistrada V2, que recebeu o novo motor de 890cc recentemente revelado e outras melhorias, como uma expressiva redução de peso.
Esse motor é 18 kg mais leve e também tem um pouco mais de potência, saltando de 111 cv a 9.000 rpm para 115 cv a 10.750 rpm. O torque, porém, caiu de 9,9 kgf.m a 6.750 rpm para 9,38 kgf.m a 8.250 rpm, o que é compensado pelo sistema de temporização variável das válvulas de admissão.
De acordo com a Ducati, 70% do torque máximo já está disponível a partir de 3.500 rpm, e deste ponto até 11.000 rpm ele nunca cai abaixo de 75%, o que significa que você praticamente não notará perda nenhuma de torque em relação ao motor Testastretta de 937 cm³ da geração anterior.
Além de ser bem mais leve (a nova Multistrada V2 pesa apenas 199 kg a seco), o novo motor é mais econômico e durável: precisa de uma verificação da folga das válvulas apenas a cada 30.000 km e vem com uma garantia de quilometragem ilimitada de quatro anos.
O motor atua como um membro estressado do chassi por um novo quadro monocoque de alumínio, mais um subquadro de treliça de aço redesenhado e um braço oscilante de dupla face fundido em alumínio. Graças a eles, está mais fácil de ficar em pé e colocar os pés no chão.
Além disso, as áreas de contato para os joelhos e a parte interna das coxas também foram reajustadas com o objetivo de fornecer uma melhor sensação de controle em velocidade. As relações de marchas foram projetadas especificamente para a nova moto, com uma primeira e segunda mais curtas.
No design, a Ducati trabalhou para afastar a semelhança com as antiga Multistradas 1260 de dois cilindros e deixá-la mais parecida com a Multistrada V4. O conjunto ótico dianteiro é similar, assim como o para-brisa e realmente as duas só diferem a partir de agora pelo porte.
A traseira também foi retrabalhada para uma aparência mais fina, com uma alça de apoio para o passageiro mais curta e malas laterais deslocadas para trás, o que significa que deve haver um pouco mais de espaço para as pernas do passageiro.
Já o condutor tem mais espaço para esticar as pernas e pode escolher entre dois estágios de ajuste do assento – de 830 mm a 850 mm. Esse ajuste pode chegar a 870 mm ou cair para 810 mm usando acessórios no catálogo de opcionais.
Há também duas opções de suspensão: a Multistrada V4 básica vem com garfos dianteiros Marzocchi invertidos de 45 mm e um amortecedor traseiro Sachs, com ajuste manual da suspensão em ambas as extremidades. A V4S vem com a Ducati Skyhook eletrônica semiativa (DSS).
Com esta (originalmente fornecida pela Showa), o assento pode abaixar até 790 mm para dar aos pilotos mais baixos confiança absoluta. No entanto, isso não acontece automaticamente como na Multistrada V4. Ambas as suspensões oferecem um curso de suspensão de 170 mm.
A parte eletrônica é liderada meio de um painel TFT colorido de cinco polegadas atualizado. Existem cinco modos de pilotagem, com configurações configuráveis para potência, controle de tração, anti-wheelie e freio motor. Você também obtém controle de cruzeiro de série.
Ambas as novas versões da Multistrada V2 estarão disponíveis nas concessionárias europeias a partir de janeiro de 2025. A versão básica custará em torno dos 16.000 euros (variando conforme o país) e a V2S topo de linha parte de 18.500 euros.