O chefe da equipe Yamaha de MotoGP, Lin Jarvis fez um balanço da primeira metade da temporada. Para o dirigente, o campeonato não está perdido, mas os erros cometidos precisam parar de agora em diante.
A marca dos diapasões venceu cinco corridas (três com Jorge Lorenzo e duas com Valentino Rossi), enquanto a Honda, que triunfou em apenas três ocasiões (todas com Marc Márquez) lidera o campeonato por uma larga margem. Para Jarvis, a competitividade esteve presente, mas a constância não.
“Eu estou apenas metade satisfeito com a temporada até agora. O que eu espero é difícil dizer. A competitividade de todos é muito elevada, em algumas corridas, a Ducati foi muito rápida. Minha única expectativa é que a equipe e os pilotos continuam pressionando e tentando ganhar. Espero que na segunda metade da temporada ganhemos mais cinco corridas sendo consistentes. Os erros devem parar e temos de vencer Márquez regularmente. Isto não é fácil, mas ainda há nove corridas e tudo pode mudar. Tudo é possível.” (Lin Jarvis)
Jarvis acha que Márquez passou por uma diferença de mentalidade de 2015 para 2016. O espanhol agora é um piloto muito mais cerebral, por isso está liderando o campeonato com 48 pontos de vantagem para Lorenzo e 55 para Rossi, mesmo tendo vencido menos corridas.
“No ano passado, Marc foi irregular e não terminou várias corridas. Já este ano, ele anotou pontos em todas as corridas. Para mim, essa é a chave para o resto da temporada. Sabemos que somos rápidos e fortes e que a nossa moto e equipe são bons. Mas, precisamos coletar uma grande quantidade de pontos em cada corrida, de agora em diante.”
Após o Grande Prêmio da Alemanha, realizado no domingo passado, a MotoGP saiu em um pequeno período de férias. A próxima etapa acontecerá apenas em 14 de agosto, com o Grande Prêmio da Áustria, inédito para a categoria.