A BMW será obrigada a realizar mais um Recall nos Estados Unidos. Depois das falhas na R1200GS, agora os proprietários da retrô R Nine T serão chamados. O problema acontece nos parafusos de fixação do braço oscilante.
De acordo com a Agência de Segurança em Ruas e Rodovias dos Estados Unidos (NHTSA), um ou mais parafusos que conectam o pino de articulação do braço oscilante ao quadro no lado direito podem se afrouxar como resultado de uma especificação incorreta do processo de corte chanfrado.
Os técnicos da NHTSA apontam que a força de fixação adequada pode não ter sido alcançada durante o processo de montagem da peça. Se o pino de articulação do quadro se soltar, o manuseio e a estabilidade da motocicleta ficaram comprometidos, o que aumenta as chances de uma queda.
O problema afeta 3.668 unidades da BMW R Nine T fabricadas entre 2014 e 2017 e o Recall acontecerá a partir de 9 de outubro de 2017. Os concessionários da marca limparão e reinstalarão os parafusos do pivô gratuitamente. Por enquanto, esse chamamento ocorre apenas nos Estados Unidos.
Este é o terceiro Recall da BMW nos Estados Unidos esse ano. Os outros aconteceram com a big trail R1200GS. O primeiro envolvia os garfos de suspensão da motocicleta. O segundo era com o design das malas de alumínio, que limitavam a visibilidade dos piscas traseiros.