Até o final de 2025 devemos conhecer a versão de produção da BMW F450GS. O modelo, apresentado como conceito no ano passado, chegará para substituir a G310GS e a G310R.
A confirmação veio através dos britânicos do MCN, que tiveram contato com um funcionário do alto escalão da marca alemã durante o festival “BMW Motorrad Days” no último fim de semana em Garmisch-Partenkirchen, Alemanha.
“Para alguns clientes, maior nem sempre é melhor, e queríamos oferecer a mesma qualidade e estilo GS, em um pacote muito menor. É verdade que muitos ciclistas estão reduzindo o tamanho, e esta é a moto perfeita para o trabalho – e lançaremos a versão de produção no final deste ano”, disse a fonte.
As suspeitas de que isso realmente aconteceria existem desde o Salão de Milão do ano passado, onde a BMW apresentou uma versão conceito da motocicleta. O motor tem dois cilindros em linha, ordem de disparos a inéditos 125º e um deslocamento de 420 cm³.
Além disso, um protótipo já foi avistado em testes em maio desse ano, em uma estrada no estado de Karnataka, no sudoeste da Índia (acima). Em Milão, no entanto, a BMW disse que desenvolveu o modelo sem a colaboração da TVS Motors, em sua própria sede na Alemanha.
Pelo que se sabe, a F450GS terá rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, de alumínio fundido. A distância entre eixos é de 1.465 milímetros. O peso é de 178 quilos, com o tanque de gasolina de 14 litros 90% cheio. A potência deve ficar abaixo de 48 cv.
Segundo o mesmo executivo da BMW, haverá um modelo com câmbio convencional e uma opção com o novo câmbio automatizado, visando atrair mais clientes jovens. Por outro lado isso já nos dá uma dimensão do quão premium a motocicleta será.
Os alemãs também deram a entender que esse será o ponto de partida para uma série de novos modelos no futuro e, embora não tenha podido comentar sobre os usos exatos, obviamente estamos falando de uma naked/roadster para substitur a G310R e talvez algo até mais esportivo.







